Dor de pulso

928
A dor de pulso é bastante comum. Por vezes tem origem em movimentos tão quotidianos como trabalhar com um computador, comer ou coser.

O que não é tão comum é a dor associada a hematomas ou inflamação que pode, isso sim, ser sinal de traumatismo. Algumas das fracturas de pulso são consequência da osteoporose.

1.Sindrome do Túnel Carpal

É uma neuropatia periférica que ocorre quando o nervo médio que abarca o antebraço até à mão, é pressionado ou preso no túnel carpal ao nível do pulso. O resultado é dor ou entumecimento da mão e do pulso que se irradia para todo o braço. Os sintomas começam gradualmente e manifestam-se sensações de calor, caibra ou entumecimento da palma das mãos e dos dedos, especialmente do polegar e dos dedos médio e indicador. Algumas pessoas referem que sentem os seus dedos inchados e inúteis. À medida que os sintomas se agravam os pacientes começam a sentir caibras durante o dia.

Prevenção no dia-a-dia

– Se trabalhas com o computador, assegura-te que o teclado está suficientemente baixo para que os pulsos não tenham de estar dobrados enquanto escreves.

– Descansa bastante da actividade que piora com a dor.

– Já há à venda algumas bases para o rato que te ajudam a aliviar a dor de pulso.

Quando temos a lesão recente:

– Descansar o pulso e mantê-lo elevado.

– Aplicar gelo na área sensível.

– Tomar analgésico de venda livre.

– Usar uma ligadura durante vários dias.

Entorse do Pulso

Produz-se pelo rasgão ou estiramento dos ligamentos do pulso. Os ligamentos são bandas fortes de tecido que ligam os ossos entre si. Os movimentos repetitivos provocam muitas vezes este tipo de lesão. A causa mais típica da entorse do pulso é a queda sobre uma mão estendida. Como são acidentes difíceis de prever e de evitar, só te podemos recomendar que, no caso de estares a praticar desporto onde te pareça estares mais sujeito a quedas, que utilizes uma ligadura específica para o pulso.

Tratamento

– Descansar, não uses a mão nem o pulso lesionado de forma brusca.

– Gelo: aplica gelo ou uma compressa fria no pulso durante 15 a 20 minutos, 4 vezes ao dia.

– Compressão: envolve o pulso com uma ligadura elástica.

– Elevação: eleva e mantem o pulso lesionado em cima da altura do coração por 48h. Ajudará a drenar o líquido e a reduzir a inflamação.

Tendinite do pulso

A tend
inite do pulso embora não represente um grave problema para a saúde, pode ser uma lesão bastante incómoda e até incapacitante. Os desportistas têm este tipo de lesão muitas vezes pela quantidade de movimentos repetitivos com as mãos, como os jogadores de basquete ou de ténis.

As causas da tendinite:

1.Sobrecarga: costuma ser a mais comum e é originada pelo uso excessivo da articulação ou pela repetição de uma técnica desportiva incorrecta.

2.Micro Traumatismos repetidos: produz-se pela repetição exagerada de um mesmo movimento, o que leva à inflamação do tendão.

3. Processo degenerativo do tendão: ao debilitar-se o tendão, a repetição de qualquer movimento, ainda que moderada, provoca inflamação.
Partilhar
Artigo anteriorShimano 2013
Próximo artigoPedais de Plataforma

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome