A Discovery e a União Ciclista Internacional (UCI) anunciaram este domingo, em Berlim, a criação e organização conjunta da Liga Mundial de Ciclismo de Pista, uma nova competição que arranca em novembro do próximo ano para a época 2021-2022. O acordo surge na sequência da criação de um novo circuito comercial por parte da UCI em final de setembro passado.
Ao reforçar a sua relação a longo prazo com a UCI, a Discovery aproveitará o seu alcance mundial, bem como as suas plataformas de meios e experiência na área de promoção, para ajudar a fomentar o ciclismo na preparação para os Jogos Olímpicos Tokio2020 e também para além da competição no Japão.
Em virtude do acordo, assinado este domingo, durante os Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Pista da UCI, em Berlim, a gestão, produção e distribuição televisiva da nova liga da UCI será confiada à Global Cycling Network (GCN), em colaboração com a divisão de promoção de eventos do Eurosport, a Eurosport Events, por um período inicial de oito anos.
Esta associação garante uma ampla exposição internacional da nova Liga Mundial de Ciclismo de Pista da UCI, através dos canais e plataformas da Discovery, entre os quais se incluem o Eurosport, o destino desportivo número um da Europa, e a GCN, a marca de meios de comunicação de ciclismo número um do mundo.
O novo projeto da UCI tem um formato curto, dinâmico e atrativo que se adapta na perfeição às necessidades da televisão e às expetativas dos telespetadores. O seu objetivo passa por tornar o ciclismo de pista mais acessível e abri-lo a novos públicos, para que estes desfrutem de um espetáculo desportivo de grande qualidade.
O programa competitivo da nova Liga da UCI inclui quatro provas para homens e mulheres: sprint individual, keirin, corrida de eliminação e skratch. A temporada inaugural decorrerá entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022, depois dos Campeonatos do Mundo de Ciclismo 2021, e terá seis jornadas, cada uma delas com uma duração aproximada de duas horas.
Os nove participantes melhor posicionados de cada uma das quatro provas da Liga nos Mundiais de Ciclismo de Pista ganham automaticamente um lugar na nova competição. Sempre que os mesmos ciclistas terminem entre os nove primeiros classificados em mais de uma prova, a UCI convidará outros a ocuparem as vagas disponíveis.
Os ciclistas usarão camisolas inspiradas nas cores das suas bandeiras nacionais, enquanto que os recém-coroados campeões do mundo da UCI vestirão as novas camisolas arco-íris.
As provas da nova Liga Mundial de Ciclismo de Pista da UCI:
- Permitem aos participantes acumular pontos UCI de acordo com uma escala de pontos semelhante à utilizada nos Campeonatos do Mundo.
- Permitem aos ciclistas que terminem entre os três primeiros postos da classificação geral final de cada prova qualificar-se por nome para a prova em questão nos Campeonatos do Mundo, mas só se a sua nação não se qualificar.
- Tornam possível que os ciclistas compitam por prémios atrativos bem como por bónus de participação.
A partir de 2021, o calendário de Ciclismo de Pista da UCI ficará estruturado em volta das seguintes grandes competições:
- Taça das Nações de Ciclismo de Pista composta por jornadas rondas celebradas entre março e setembro.
- Os Campeonatos do Mundo realizam-se em outubro, depois da Taça das Nações.
- A nova Liga Mundial de Ciclismo de Pista realiza-se de novembro a fevereiro.
David Lappartient, Presidente da UCI: “Estou emocionado e encantado pelo facto da Discovery estar a nosso lado para nos ajudar a lançar e promover a nossa nova Liga Mundial de Ciclismo de Pista. A experiência e conhecimentos que detém em áreas de organização, produção e transmissão televisiva vão contribuir significativamente para o desenvolvimento e ao atrativo popular do ciclismo de pista.
“Com este novo circuito de UCI, a modalidade terá um calendário anual cheio de eventos atrativos que oferecem variedade e corresponderá às expectativas de novos públicos, enquanto simultaneamente atrairá os atuais fãs do ciclismo. Juntamente com nosso novo parceiro, aumentaremos o interesse do ciclismo de pista além dos Jogos Olímpicos, uma modalidade que faz parte do programa desde os primeiros Jogos da Era Moderna, em 1896.”
Andrew Georgiou, Presidente do Eurosport & Global Sports Rights & Sports Marketing Solutions: “Estamos empolgados por continuar a aprofundar a nossa longa relação com a UCI e desenvolver ainda mais a modalidade em toda a Europa. O Eurosport Events conta com uma oferta estratégica cada vez mais importante nos nossos negócios, pois oferece aos detentores de direitos a oportunidade de construir e fortalecer seus portfólios de eventos desportivos a nível mundial.
“A parceria com a UCI demonstra o que o alcance e a experiência da ampla família Discovery podem oferecer aos parceiros no mundo do desporto, fornecendo conteúdos altamente localizados para a mais ampla variedade de públicos e assim como experiência, análise e narrativas sem igual contadas pelos melhores especialistas. Ao combinar esses elementos no ciclismo, com a experiência na promoção da Eurosport Events e o alcance global dos canais e plataformas Discovery, incluindo o Eurosport e a GCN, estamos confiantes de que iremos converter a Liga Mundial de Ciclismo de Pista da UCI num enorme sucesso. Como a “Casa dos Jogos Olímpicos” na Europa, a Discovery e o Eurosport esperam continuar a apoiar os ciclistas que serão as estrelas do velódromo até Paris 2024.”
O Eurosport foi pioneiro na cobertura de uma modalidade como o ciclismo para milhões de fãs em todo o mundo, transmitindo a Taça do Mundo (Pista) e Campeonatos do Mundo (Estrada) da UCI para o público em constante crescimento há mais de 25 anos. Com mais de 2.500 horas de cobertura e mais de 200 dias de ciclismo em direto de mais de 110 competições profissionais, o Eurosport estabeleceu-se firmemente como a “Casa do Ciclismo” na Europa e noutros territórios. Através da sua plataforma “irmã”, a GCN, o Eurosport oferece o maior portfólio de eventos de ciclismo do planeta, trazendo conteúdo de ciclismo de alta qualidade diretamente aos fãs, independentemente da forma como decidem ver.
A GCN faz parte do Play Sports Group, cujas marcas servem a 8,2 milhões de seguidores e atingem mensalmente mais de 100 milhões de visualizações. Lançada em 2013, a GCN ganhou rapidamente a reputação de criar conteúdo digital pioneiro para os fãs do melhor ciclismo do mundo combinando o amor pelo desporto com análise especializada e acesso sem precedentes a profissionais. Criou uma comunidade de quase dois milhões de subscritores no YouTube, oferecendo conteúdos diretamente ao seu público-alvo, por meio de um smartphone, computador, tablet ou TV, para ser consumido a qualquer hora, em qualquer lugar. A Discovery adquiriu uma participação maioritária do Play Sports Group em janeiro de 2019.