PUB

Por muita vontade que tenha em agarrar na sua nova BTT e ir para os montes rasgar trilhos, seja prudente e paciente.

Comece com percurso fáceis e não muito longos. Vá aumentando de dificuldade da mesmo forma que vai ganhando confiança.

PUB

O corpo precisa de tempo e prática para se habituar aos andamentos do BTT. Seja paciente. Quando for para sítios mais isolados, nunca vá sozinho. Não se esqueça de lavar uma câmara de ar suplente, a bomba de ar e um pequeno kit de ferramentas essenciais.

Bicicleta:

Deves ter uma bicicleta adequada à utilização que lhe pretendes dar, existem várias opções mas as mais usuais são as HT ou Rígida e a FS ou Suspensão Total. A Rigida é por norma a Bicicleta mais económica e a mais competitiva, já a de suspensão total se for bem equipada é sempre mais cara mas é a que lhe proporcionará melhor conforto.

Ter sempre atenção ás medidas da Bicicleta, pois tamanhos desadequados podem causar lesões. Nunca esquecer que é a Bicicleta que se deve ajustar ao Ciclista e nunca o contrário.

Capacete:

Nunca andes sem capacete. Pode salvar-te a vida. Muitos ciclistas já caíram e ficaram com o capacete completamente partido e levantaram-se com um sorriso de orelha a orelha. Os capacetes são tão leves que até nos esquecemos que os temos colocados.

São bem ventilados, seguros e muito atraentes, dando um visual muito racing e inconfundível a quem os trás. Tal como as bicicletas os capacetes têm medidas para melhor se ajustarem ao ciclista.

Óculos:

Os óculos estão para os olhos como o capacete para a cabeça. Não servem apenas para proteger dos raios ultra violetas, mas também dos insectos, ramos, pó, pedras e vento.

Luvas:

As luvas protegem as mãos não só do frio, mas também das quedas e das vibrações do guiador.

Sapatos:

Podes usar sapatos de encaixe, para melhorar a tua performance, mas se usares pedais de plataforma, deves utilizar sapatos próprios, com sola rija para melhorar o rendimento da pedalada. Evite sapatos com atacadores que podem prender-se nas cremalheiras ou pedais.

Calções:

Os calções de ciclista são fundamentais para passar longas horas em cima da bicicleta. Se não gosta da de calções de lycra pode encontrar calções com aspecto mais tradicional, mas com o indispensável reforço acolchoado para evitar dores na zona das virilhas.

Neste campo nunca poupe na qualidade.

Camisola:

As camisolas de ciclista, feitas em tecido especial são garantia de conforto, quer ande sob sol, calor, frio, chuva ou vento. O seu tecido funciona como uma segunda pele, libertando o suor, mantêm-nos secos e quentes.

Para além disso são muito resistentes, protegendo-nos em caso de queda, e não rasgam quando ficamos presos em ramos de árvores ou silvas. Evite andar com T-Shirts de algodão no verão ou camisolas de lã no Inverno.

PUB