Recentemente, um grupo de amigos constituído por 10 adultos e um adolescente de 14 anos, realizou (mais) umas férias a pedal utilizando as rotas de longa distância identificadas no Road Book 2019 da Rede Nacional de Cicloturismo (RNC).

Ecovia do Rio Minho, uma infraestrutura com quase 40 km de extensão e apenas algumas interrupções

Na sua maioria residentes da Área Metropolita de Lisboa, deslocaram-se de comboio até Melgaço (sim, há comboio até lá perto) transportando as suas bicicletas e alforges e até um atrelado onde levam todos os bens necessários a uma viagem destas: roupa, ferramentas e câmaras de ar, alguma água e comida e outros bens de primeira necessidade.

De Lisboa até à Campanhã estes viajantes em bicicleta fizeram-se deslocar num comboio Intercidades com capacidade para transportar 2 bicicletas por carruagem.

Estação de comboios de Valença do Minho, onde se avista um comboio da CP (amarelo) e outro da Renfe (azul)

Depois seguiram no regional até Valença do Minho (com capacidade para 3 ou 4 bicicletas) e daqui pedalaram 5 km até á pequena localidade de Guillarei, já em plena Galiza, onde existe uma linha férrea eletrificada paralela ao Rio Minho, cujo comboio vai para Ourense e Leon, com paragem na localidade de Arbo, mesmo em frente às Termas de Melgaço. Permite o transporte de bicicletas, sem grandes problemas.

Ecopista de Monção, um antigo ramal ferroviário que ligava esta vila minhota a Valença do Minho, agora reconvertida para mobilidade suave e lazer, com 19 km de extensão

Chegados a Melgaço iniciou-se a viagem propriamente dita. Sem muitas palavras, ficam as fotas e a respectiva legenda para vos seduzir a um passeio semelhante.

Foz do Rio Minho, Caminha

Destes 6 dias a pedal, destacam-se as duas grandes envolventes cénicas: O Rio Minho, com toda a sua envolvente verdejante e a Costa Litoral Norte, com as suas praias oceânicas e dunas primárias.

Ecovia do Litoral Norte, uma infraestrutura que, quando estiver totalmente construída, permitirá pedalar em via exclusiva por toda esta região

Percorra a galeria do passeio pelo Rio Minho e Costa Litoral Norte:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ficam os dados com as etapas (curtinhas) destas férias a pedal com visita a dezenas de praias – oceânicas e fluviais – e usufruto da envolvente cénica verdejante que ladeia o Rio Minho.

Dia 1, secção 1.01 – Melgaço a Valença do Minho, 44km
Dia 2, secção 1.02 – Valença do Minho a Caminha, 31 km
Dia 3, secção 1.03 – Caminha a Viana do Castelo, 32 km
Dia 4, secção 1.04 – Viana do Castelo a Póvoa de Varzim, 52 km
Dia 5, secção 1.05 – Póvoa de Varzim ao Porto, 44 km
Dia 6, secção 1.06 – Porto a Praia do Furadouro, 45 km

Ponte pedonal/ciclável (e ponte ferroviária da Linha do Minho, em fase de electrificação) sob o Rio Âncora, Vila Praia de Âncora

O Road Book 2019 com os 4620 km já identificadas para a Rede Nacional de Cicloturismo, incluindo os tracks GPS de cada secção, pode ser adquirido em https://sellfy.com/p/rG6f/.

1 COMENTÁRIO

  1. Falta só acrescentar que, uma vez que os regionais de Porto-Campanhã a Valença do Minho apenas levam 3 ou 4 bicicletas, organizámo-nos para seguir viagem em comboios diferentes.

Deixar uma resposta