Davide Ballerini (Deceuninck-QuickStep) venceu a primeira etapa da Volta à Provença, assumindo a liderança da geral após impor-se em Six-Fours-les-Plages.
Ao fim de 182,3 quilómetros, o velocista de 26 anos foi o mais rápido do pelotão, ao cumprir a distância iniciada em Aubagne em 4:43.23 horas, à frente de dois franceses, Arnaud Démare (Groupama-FDJ), segundo, e Nacer Bouhanni (Arkéa Samsic), terceiro.
Após uma etapa que até incluiu uma subida de primeira categoria, mas aos 11 quilómetros de estrada, a decisão do vencedor e primeiro líder ficou para as últimas centenas de metros, onde Démare se destacou primeiro, mas acabou por perder lugar ante o italiano.
É a quinta vitória como profissional de Ballerini, que em 2020 tinha conquistado uma etapa na Volta à Polónia, e em 2018 venceu o Memorial Marco Pantani, o prólogo da Volta a Sibiu e o Trofeo Matteotti.
Hoje, vai defender a liderança da geral na segunda de quatro etapas, que liga Cassis a Manosque em 174,7 quilómetros, com uma chegada em alto a testar o pelotão.