David Rosa vence a última etapa da 4 Stage MTB Lanzarote 2018

183
© James Mitchell

A 4 Stage MTB Lanzarote chegou ao quarto e último dia. Esta etapa é considerada a jóia da coroa, a mais longa, com 81 Km e a mais importante de toda a prova, já que os resultados geralmente definem o vencedor de toda a competição. Esta etapa exige todo o esforço restante dos riders, que após 3 etapas, precisam dar um empurrão final para chegar à linha de chegada.

O grupo líder inicial incluiu Joseph de Poortere (FRA), Jonas Lindberg (DEN) Henk Jaap Moorlag (NED) Pedro Mesa (SPA) e o último Sergio Mantecón (SPA) que começou a ganhar impulso.

© James Mitchell
© James Mitchell

A diferença para o grupo perseguidor aumentou quando chegaram à barragem de Mala. Mantecón (SPA) era lider, seguido por Jasper Ockeloen (NED), Ben Zwiehoff (GER) Joseph de Poortere (FRA) e David Rosa (POR).

Em Teguise, (km 62) David Rosa isolou-se, inicialmente com Christian Pfäffle (GER), em torno de Mozaga, já seguia na liderança, para ganhar a corrida.

© James Mitchell

David Rosa fez-nos o relato da sua prova:

“No início da subida mais longa tínhamos um grupo muito grande. Endureci o ritmo na maioria da subida (grande parte com vento de frente mas tinha que fazer alguma coisa), mas no último terço forcei mesmo até que ficámos apenas 4 (eu, Mantecon, Nissen e Zwiehoff).

Mas na descida em estradão houve junção de alguns atletas. Depois no mesmo sítio onde ataquei no ano passado (num topo a meio da descida) isolei-me mas com o vento lateral saí de pista.

© James Mitchell

Tudo junto de novo. Depois, pouco antes do último abastecimento respondi a uma ataque do Christian pfaffle e de um dinamarquês na zona plana. Ganhamos uns segundos e depois continuei a forçar até que ficámos só eu e o Christian.

Depois fiquei a solo a cerca de 20 ou 15km para o final e sabia que estava dependente apenas do que conseguisse fazer naquela situação.” Disse David Rosa.

© James Mitchell

Foi uma vitória muito desejada para os portugueses depois do que aconteceu durante a 2ª etapa:
“O triunfo foi muito difícil, mas esta foi a etapa rainha, a mais difícil”, disse David Rosa. Durante a maior subida, tentei estabelecer um ritmo muito duro. Pouco depois da última estação de auxílio, sofri um ataque de Christian Pfäffle e Jonas Lindberg, então lutei sozinho contra Pfäffle e lutamos até o fim, um final muito difícil para mim. Eu tentei dar tudo porque queria sair daqui com uma vitória, depois do que aconteceu na segunda etapa (pneu furado)”.

© James Mitchell
© James Mitchell

No primeiro ano como rider profissional, a Isla Short (GRB) mostrou ter talento, ganhando pela terceira vez consecutiva a corrida. Ela dominou a corrida desde o início, enquanto uma batalha de impasse foi travada com Caroline Bohé (DEN) Naima Diesner (GER) tentou acompanhar o grupo líder, mas condições difíceis e ventosas tornaram impossível. Na estação de ajuda final, a junior Sofie Heby Pedersen (DEN) conseguiu assumir a terceira posição.

Após a etapa final da 4 Stage MTB Lanzarote Isla Short (GRB) e espanhol Sergio Mantencón (SPA) foram proclamados campeões da competição. David Rosa (POR) acabou a competição com o 5º lugar da geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome