A 4 Stage MTB Lanzarote chegou ao quarto e último dia. Esta etapa é considerada a jóia da coroa, a mais longa, com 81 Km e a mais importante de toda a prova, já que os resultados geralmente definem o vencedor de toda a competição. Esta etapa exige todo o esforço restante dos riders, que após 3 etapas, precisam dar um empurrão final para chegar à linha de chegada.
O grupo líder inicial incluiu Joseph de Poortere (FRA), Jonas Lindberg (DEN) Henk Jaap Moorlag (NED) Pedro Mesa (SPA) e o último Sergio Mantecón (SPA) que começou a ganhar impulso.
A diferença para o grupo perseguidor aumentou quando chegaram à barragem de Mala. Mantecón (SPA) era lider, seguido por Jasper Ockeloen (NED), Ben Zwiehoff (GER) Joseph de Poortere (FRA) e David Rosa (POR).
Em Teguise, (km 62) David Rosa isolou-se, inicialmente com Christian Pfäffle (GER), em torno de Mozaga, já seguia na liderança, para ganhar a corrida.
David Rosa fez-nos o relato da sua prova:
“No início da subida mais longa tínhamos um grupo muito grande. Endureci o ritmo na maioria da subida (grande parte com vento de frente mas tinha que fazer alguma coisa), mas no último terço forcei mesmo até que ficámos apenas 4 (eu, Mantecon, Nissen e Zwiehoff).
Mas na descida em estradão houve junção de alguns atletas. Depois no mesmo sítio onde ataquei no ano passado (num topo a meio da descida) isolei-me mas com o vento lateral saí de pista.
Tudo junto de novo. Depois, pouco antes do último abastecimento respondi a uma ataque do Christian pfaffle e de um dinamarquês na zona plana. Ganhamos uns segundos e depois continuei a forçar até que ficámos só eu e o Christian.
Depois fiquei a solo a cerca de 20 ou 15km para o final e sabia que estava dependente apenas do que conseguisse fazer naquela situação.” Disse David Rosa.
Foi uma vitória muito desejada para os portugueses depois do que aconteceu durante a 2ª etapa:
“O triunfo foi muito difícil, mas esta foi a etapa rainha, a mais difícil”, disse David Rosa. Durante a maior subida, tentei estabelecer um ritmo muito duro. Pouco depois da última estação de auxílio, sofri um ataque de Christian Pfäffle e Jonas Lindberg, então lutei sozinho contra Pfäffle e lutamos até o fim, um final muito difícil para mim. Eu tentei dar tudo porque queria sair daqui com uma vitória, depois do que aconteceu na segunda etapa (pneu furado)”.
No primeiro ano como rider profissional, a Isla Short (GRB) mostrou ter talento, ganhando pela terceira vez consecutiva a corrida. Ela dominou a corrida desde o início, enquanto uma batalha de impasse foi travada com Caroline Bohé (DEN) Naima Diesner (GER) tentou acompanhar o grupo líder, mas condições difíceis e ventosas tornaram impossível. Na estação de ajuda final, a junior Sofie Heby Pedersen (DEN) conseguiu assumir a terceira posição.
Após a etapa final da 4 Stage MTB Lanzarote Isla Short (GRB) e espanhol Sergio Mantencón (SPA) foram proclamados campeões da competição. David Rosa (POR) acabou a competição com o 5º lugar da geral.