O cross country (XCO) português assegurou a presença nos Jogos Olímpicos de Londres, informou a União Ciclista Internacional (UCI), depois de elaborada a lista final das nações apuradas. É a primeira vez que o BTT luso vai estar representado no principal evento desportivo global.
Portugal terminou a fase de qualificação no 25.º lugar do ranking, a uma posição do apuramento directo. No entanto, na elaboração da lista final de presenças o país acabou por conseguir garantir a presença na corrida que vai disputar-se no dia 12 de Agosto.
“Tendo em conta o grau de empenhamento que tivemos neste processo, a qualificação de Portugal foi justa. Funciona como recompensa do trabalho empreendido, nos últimos anos, pela Federação, pelos clubes, pelos atletas e pelos organizadores de corridas. Por outro lado, é a afirmação do BTT, e do cross country olímpico (XCO) em particular, como uma vertente de ciclismo de alta competição em Portugal”, afirma o seleccionador nacional de BTT, Pedro Vigário.
As cores portuguesas serão defendidas por um corredor, que estará entre o restrito lote de 50 betetistas com lugar no pelotão olímpico.
A corrida de BTT dos Jogos Olímpicos 2012 vai ser disputada por 50 atletas numa pista artificial, propositadamente construida para a competição. A prova realiza-se no dia 12 de Agosto.
(UVP-FPC)
PUB