David Rosa continua a bater recordes

9773

Seleção Nacional Liberty Seguros David Rosa nove Maesto 2015O campeão nacional e número 17 do mundo em cross country olímpico (XCO), David Rosa, conseguiu hoje, em Nove Mesto na Morave, República Checa, o melhor resultado de sempre de um português em provas da Taça do Mundo de elite, terminando na 20.ª posição.

UCI MTB World Cup 2015 Nove Mesto Czech Republic David RosaO corredor natural de Fátima fez um rápido «start loop», perdeu posições na primeira volta, mas foi evoluindo ao longo da corrida para chegar ao primeiro top 20 do BTT português em Taças do Mundo de elite. David Rosa gastou mais 5m39s do que o checo Jaroslav Kulhavy, que venceu a corrida. O anterior melhor resultado nacional era um 23.º lugar, também conseguido por Rosa.

Nota de destaque também para a prestação de Mário Costa, que começou forte, cedeu alguns lugares a meio da prova, mas, após “respirar” segurou a posição, concluindo a corrida no 27.º posto,, a 6m48s do vencedor. Ricardo Marinheiro partiu muito atrás, perto da posição cem, devido ao lugar que ocupa no ranking, mas conquistou terreno a longo da prova, acabando por ser o 65.º, a 10m30s do primeiro classificado.

“Foi uma boa jornada. Neste fecho de apuramento olímpico queríamos fazer um brilharete e conseguimo-lo. Fizemos claramente melhor do que os países mais próximos de nós na classificação. Houve muito mérito dos nossos corredores”, afirma o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário.

Jaroslav Kulhavy UCI MTB World Cup 2015 Nove MestoA vitória de Jaroslav Kulhavy desenhou-se já na última volta. O campeão olímpico, a correr no país natal, cedo ficou em cabeça de corrida, na companhia do suíço Nino Schurter. Apoiado pelo público local, Kulhavy desferiu um poderoso ataque, na passagem pelo ponto intermédio da derradeira volta, distanciando-se para cortar a meta em solitário, agitando uma bandeira da República Checa com o seu nome gravado, ao fim de 1h33m27s de corrida. Nino Schurter ficou a 24 segundos, e o francês Julien Absalon fechou o pódio, a 1m16s.
UCI MTB World Cup 2015 Nove Mesto, Czech Republic Podio
Na corrida de sub-23, disputada na manhã deste domingo, José Dias foi o melhor português, no 38.º lugar, a 7m18s do vencedor, o helvético Lars Forster. Gonçalo Amado foi 52.º, a 9m07s.

Joana Monteiro foi a primeira portuguesa a entrar em ação, tendo competido na prova feminina de sub-23, neste sábado. A jovem lusa cortou a meta na 42.ª posição, a 12m50s da vencedora, a sueca Jenny Rissveds.

“A Joana Monteiro acabou na volta da vencedora, o que é de destacar. O José Dias e o Gonçalo Amado deram o máximo, num tipo de traçado que não era o mais adequado para as suas caraterísticas”, contou Pedro Vigário.

A Seleção Nacional/Liberty Seguros vai deslocar-se para a Alemanha, onde, no próximo fim de semana, compete em nova prova da Taça do Mundo, na localidade de Albstadt.

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome