Esteja a dar as primeiras pedaladas ou seja um amante inveterado do BTT, a verdade é que poderá estar à procura da bicicleta ideal. Conheça os erros mas comuns na compra da bicicleta.

Hoje, não faltam opções para a compra de uma bicicleta. Os locais onde pode adquirir este tipo de produto, quer em lojas online como em lojas físicas, são diversos e tornam, por vezes, mais complexa a escolha da bicicleta ideal.

Além da diversidade de pontos de venda, as próprias caraterísticas do produto – isto é, a diversidade nas próprias bicicletas – pode também dificultar a escolha.

Saber quais são os erros mais comuns na escolha de uma bicicleta pode fazer toda a diferença no momento da compra, quer opte por fazê-la num local perto de si ou recorrendo às lojas online com importação de dropshipping. A escolha certa pode fazer a diferença entre ter a bicicleta dos seus sonhos ou uma bicicleta que ficará parada na garagem.

As técnicas utilizadas pelos vendedores, principalmente quando compreendem que o comprador é um entusiasta do ciclismo, poderão levar o consumidor a cometer alguns erros durante a compra ou mesmo a gastar mais dinheiro em artigos dos quais não necessita.

Conheça os erros mais comuns na compra da bicicleta e garanta uma escolha mais certa, evitando-os.

Não verificar o tamanho do quadro

Quando compra uma bicicleta, um dos pontos mais importantes a considerar é o tamanho do quadro da bicicleta relativamente às medidas do ciclista.

As medidas do atleta, principalmente a medida da altura entre as suas pernas, é muito importante. Esta medida, feita entre a virilha do ciclista e o chão, servirá para que se saiba qual o tamanho ideal do quadro, devendo essa medida ser multiplicada por 0,66 para se saber qual a medida perfeita para o quadro da bicicleta.

Uma bicicleta com a medida de quadro ideal garante que o ciclista tem uma melhor experiência, mais confortável e numa posição mais adequada.

Esquecer de verificar todas as medidas

As bicicletas são utilizadas por pessoas de todas as faixas etárias e tamanhos; adequando-se ainda à experiência de cada pessoa. Existem, por isso, vários aspetos a considerar.

A medida de uma bicicleta para um profissional de ciclismo ou para um iniciante não será a mesma. O mesmo pode dizer-se sobre a prática pretendida para o equipamento: afinal, será distinta a atividade de um atleta de downhill ou de BTT.

Entre as medidas a serem consideradas, no momento da compra da bicicleta ideal encontram-se: a distância entre os eixos, a medida que vai do selim até ao guiador (esta distância deverá ser mais curta caso se trate de um ciclista iniciante) e ainda a altura do movimento central.

As medidas certas podem garantir quedas menos perigosas, aumentar a estabilidade e permitir que qualquer ciclista tenha uma experiência mais cómoda e mais segura.

Comprar sem primeiro questionar

Fazer as perguntas certas é muito importante para quem quer garantir que encontra a bicicleta ideal, adequada às suas caraterísticas físicas e também ao propósito da sua compra.

No momento de procurar a bicicleta, colocar todas as questões sobre o equipamento e a adequação das caraterísticas da mesma é fundamental. Além disso, ouvir os conselhos de um especialista na matéria pode ser fulcral para garantir que uma bicicleta se adequa ao uso que tem em mente, à sua experiência como ciclista e às caraterísticas do seu próprio corpo.

Escolher o mais barato ou a promoção de momento

Uma bicicleta é um compromisso e, como tal, é importante que o preço não seja o único elemento considerado no momento da compra.

Algumas promoções de momento ou preços baixos face aos demais são ilusórios, já que correspondem a gamas mais baixas e que podem não dar uma resposta adequada às suas caraterísticas e necessidades.

Ouça conselhos sobre a relação qualidade-preço e procure a bicicleta mais adequada dentro destas condições, mesmo que seja um pouco mais dispendiosa no imediato.

Ter um pensamento imediatista

Pensar no futuro é importante quando se compra uma bicicleta, principalmente para os iniciados mais jovens.

Este é um erro particularmente comum na escolha de bicicletas para crianças, já que os pais procuram apenas uma bicicleta adequada o tamanho do filho, sem pensar que esta depressa se tornará inadequada para as medidas da criança.

A sua evolução como ciclista ou o crescimento do atleta devem ser fatores considerados no momento da compra da bicicleta, já que esta se trata, na verdade, de um investimento a longo prazo. Ainda que assim seja, principalmente ao comprar para uma criança, não compre também uma medida grande demais, já que esta pode vir a tornar-se perigosa, gerando insegurança e potenciais acidentes graves.

A escolha de uma bicicleta que não se adapte à evolução pode ser perigosa. Garanta que tem isto em mente no momento de colocar as questões ou de ver as caraterísticas das bicicletas em catálogo online.

Deixar uma resposta