PUB

A maior campanha de mobilidade sustentável em todo o mundo, foi lançada oficialmente nesta segunda-feira: a Semana Europeia da Mobilidade.

Um número recorde de mais de 2.800 cidades em toda a Europa envolverá os seus cidadãos em atividades para promoção do tema deste ano: Andar de forma segura e ciclismo.

PUB

No evento inicial, Violeta Bulc, Comissária Europeia para os Transportes, declarou que “a Comissão Europeia compromete-se oficialmente a reduzir em 50% as mortes e os feridos graves, nas estradas, até 2030”.

A Federação Europeia de Ciclistas (ECF) congratula-se com este anúncio, pois defende esse mesmo objetivo há muitos anos. Apesar da bicicleta ser uma das formas mais seguras de se deslocar na cidade, a taxa de fatalidades mantém-se estável há alguns anos.

Ceri Woolsgrove, Oficial para a Segurança Rodoviária da ECF, comentou que “a UE fez um bom trabalho nos últimos dois anos no âmbito da segurança de veículos e infraestrutura para a melhoria da segurança de ciclistas e peões. Este compromisso da Comissária necessitará de mais medidas. Esperamos trabalhar com as instituições da UE para melhorar a segurança no ciclismo, nos países e cidades na Europa ”.

Desde 2002, a Semana Europeia da Mobilidade inspirou as cidades a participarem numa campanha de mobilização em larga escala, com duração de uma semana.

Uma série de grandes iniciativas foram desenvolvidas para mostrar que os cidadãos europeus estão ansiosos por uma mudança real na mobilidade urbana. Este ano, mais de 800 ações foram planeadas e registadas no site da campanha, incluindo passeios a pé e de bicicleta, dias Bike2Work e Walk2School, conferências de planeamento urbano, palestras sobre sugestões para segurança nas estradas, sessões de teste de bicicletas elétricas e bicicletas de transporte de carga e, claro, o glamouroso Fancy Women Bike Ride, coordenado internacionalmente em 34 cidades.

“Entendemos o enorme apoio de base a esta campanha como um chamamento”, disse Adam Bodor, Diretor para a defesa dos ciclistas, na Federação Europeia de Ciclistas.

“Os europeus exigem que os seus governos e a Comissão Europeia sejam mais ambiciosos em termos de mobilidade ativa. A população quer cidades mais habitáveis, ar respirável e espaços públicos mais seguros”.

“Ano após ano, a Semana Europeia da Mobilidade mostra o compromisso das cidades e dos cidadãos, mas não é suficiente”.

“Esta visão precisa de regulamentos, fundos e apoio político. Convidamos a Comissão Europeia a trabalhar connosco numa Estratégia Europeia de Ciclismo; no Parlamento Europeu para ouvir os seus eleitores e ser a campeã do mundo em mobilidade sustentável; e, finalmente, apelamos aos governos de cada país a darem prioridade à mobilidade ativa. Violeta Bulc deu os primeiros passos na direção certa; Que a próxima Comissária para os Transportes comece seu trabalho e seja ainda mais ousada”. Disse Adam Bodor, Diretor para a defesa dos ciclistas, na Federação Europeia de Ciclistas.

PUB