PUB

Os habitantes da aldeia de Vale Domingos, em Águeda, tiveram ontem um final de tarde diferente, ao serem surpreendidos pela visita da Equipa Profissional de Ciclismo do Clube Desportivo Fullracing, a Glassdrive / Q8 / Anicolor Cycling Team, que tem sede neste município.Clube Desportivo Fullracing Lança Semente Em Vale Domingos Para Tornar O Desporto Motor De Inclusão Social Promover a inclusão social através do desporto foi a semente lançada durante esta ação, que teve o foco nas crianças de etnia cigana desta localidade. Um projeto que o clube tem a ambição de replicar nas 11 freguesias do concelho de Águeda.

Ricardo Pereira, presidente da Direção da Associação de Vale Domingos – que promove atividades de inclusão e integração sociais, com elementos da comunidade cigana (1/3 da população da aldeia) e outros cidadãos – é fã da equipa e lançou o repto ao Clube Desportivo Fullracing que prontamente respondeu “sim”.

PUB

Clube Desportivo Fullracing Lança Semente Em Vale Domingos Para Tornar O Desporto Motor De Inclusão Social

Ontem concretizou-se uma primeira ação, com a presença dos corredores Mauricio Moreira, António Carvalho, Luís Mendonça, Frederico Figueiredo e Fábio Costa, que conviveram sobretudo com as crianças, a quem distribuíram autógrafos no Centro Interpretativo das Magnólias, que integra o Parque Botânico de Vale Domingos.

Este espaço representa, aliás, o primeiro grande projeto de integração em Vale Domingos, ao nascer com a intenção de dar resposta ao problema dos comportamentos de risco, com a realização de ações que transformaram uma zona considerada problemática num local de envolvimento social, de atração e valorização do concelho.

“Desde o primeiro momento que conheci a equipa, senti um grande calor e afeto, porque é gente sensível às questões sociais. Vamos trabalhar para que a nossa associação seja parceira do Clube Desportivo Fullracing e desenvolver um projeto ao nível do desporto que promova a inclusão social e a captação de jovens. Seremos referência por tratar-se de um projeto pioneiro em Portugal”, explicou Ricardo Pereira.

Clube Desportivo Fullracing Lança Semente Em Vale Domingos Para Tornar O Desporto Motor De Inclusão SocialEdson Santos, vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda e vereador do Desporto, que enalteceu todos os projetos levados a cabo pela Associação de Vale Domingos, defende também que através do desporto “é possível conseguimos a integração social. Aproveitando esta envolvência e todos as dinâmicas já criadas na área social e cultural, agora que Águeda tem uma equipa profissional de ciclismo, nada como reunir todas estas sinergias para levar estas iniciativas mais longe e acelerar o processo, promovendo a inclusão social através do desporto”.

Clube Desportivo Fullracing Lança Semente Em Vale Domingos Para Tornar O Desporto Motor De Inclusão SocialCarlos Pereira, team manager do Clube Desportivo Fullracing, realçou que todo o trabalho desenvolvido em Vale Domingos é muito importante para a comunidade que ali vive, bem como para o concelho. “A nossa visita pretendeu levar a semente do desporto às crianças, algo que vamos tentar replicar em todas as freguesias do município de Águeda. Neste caso em particular focámos mais a nossa ação na inclusão social, para que seja a própria equipa a dar o protagonismo às crianças. É necessário que todos ajudem a reintegrar socialmente as crianças e que toda a comunidade sinta a equipa como sua. Este é o nosso grande propósito”.

Deixar uma resposta