Estrelas do BTT, campeões Europeus e nacionais, lendas do ciclismo internacional e praticantes apaixonados estão reunidos na 2ª edição da Carpathian MTB Epic com o objetivo de conquistar as montanhas romenas.

© MPG Romania

Esta competição de BTT,  com várias etapas acreditada pela UCI, apresenta os participantes à região selvagem dos Cárpatos Meridional e à atmosfera enérgica e desportiva do Grădiştei – Fundata Resort.

A Race Village da Carpathian MTB Epic 2018 vibrou hoje pelas centenas de vozes dos participantes e seus apoiantes. O evento organizado pela MPG Roménia oferece aos ciclistas duas opções para competir:

© MPG Romania

A EPIC de 4 dias, uma corrida de 4 dias para ciclistas profissionais e amadores durante a qual eles têm de pedalar 180 km e subir 8.500 m;

Desafio de 1 Dia, prova de um dia onde os participantes têm 40 km para percorrer e 1.500 m para subir.

© MPG Romania

Muitos ciclistas de topo, desde campeões europeus a campeões de performance mundial, oriundos de 25 países, estiveram  hoje a competir na corrida EPIC de 4 dias.

Entre eles estão Ariane Lüthi, da Suíça, que conquistou o pódio em algumas das mais difíceis competições de BTT do mundo, tais como a Absa Cape Epic, onde foi 5 vezes campeã; Frans Claes, da Bélgica, o número 1 na Maratona UCI World Series de 2017; Vitor Gamito, atleta olímpico, vencedor do MTB Tour de Portugal; Gustav Larsson, da Suécia, medalha de prata no Campeonato Europeu em 2008 e no Campeonato Mundial em 2009.

A primeira competição  por etapas na Roménia, assinalada no calendário da União Internacional de Ciclismo (UCI), na categoria S2, começou nesta quinta-feira, 16 de agosto, com um prólogo de 10 km, uma prova de qualificação obrigatória para ciclistas.

© MPG Romania

O Prologo é importante para determinar em que posição os competidores vão iniciar a primeira etapa da competição, que terá lugar na sexta-feira. O tempo registado pelos participantes contará também para os resultados finais.

O Prólogo foi projetado para testar as competências dos ciclistas através de dois declives muito técnicos e íngremes, tipo downhill e com um elevado grau de dificuldade. O percurso feito em torno do Cheile Grădiştei – Fundata Resort, tendo sendo criado como um loop, e com uma elevação de cerca de 600 m.

© MPG Romania

Os primeiros ciclistas que terminaram o Prologo, na categoria Elite Feminina, são Ariane Lüthi (Suíça), Jovana Crnogorac (Sérvia) e Katazina Sosna (Lituânia).

“Foi uma corrida muito bonita, extremamente técnica. Senti-me muito bem no trail! Hoje, senti-me muito bem e espero que  consiga a mesma performance nos próximos dias também”, afirmou a suíça Ariane Lüthi.

Andras Parti (Hungria), Peeter Pruus (Estónia) e Martin Haring (Eslováquia) foram os corredores mais rápidos na categoria Elite masculina.

© MPG Romania

Para o campeão da UCI World series , as coisas não correram tão bem durante esta prova de qualificação. “Eu não estou feliz com o que fiz hoje. Infelizmente, tive um pequeno incidente no começo da corrida, eu caí! Isso porque  me distraí e este momento influenciou o resultado da  prova de hoje ”, disse Frans Claes.

Entre os mais jovens pilotos da UCI na corrida está Pirmin Sigel (Alemanha). A Carpathian MTB Epic é a sua primeira corrida multi-etapas e ele está determinado em testar e ultrapassar os seus limites.

© MPG Romania

“A corrida foi muito difícil para mim hoje, a primeira parte foi muito bonita e nas descidas senti-me confortável.Apesar disto, foi bastante difícil ”, considerou o ciclista alemão.

Nos próximos dias, cerca de 130 participantes enfrentarão os rochosos Cárpatos do Sul. Ainda que a prova seja um verdadeiro teste aos seus limites, os ciclistas terão a oportunidade de apreciar a magnífica vista sobre os picos de Bucegi, as montanhas Piatra Craiului e Leaota.

Depois de competir na Carpathian MTB Epic 2018, os ciclistas profissionais terão a oportunidade de ganhar 80 pontos UCI, o que os ajudará na corrida de qualificação para os Jogos Olímpicos de 2020.

Os resultados do Prólogo poderão ser consultados em carpathianmtb.ro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome