PUB

O Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, recebeu hoje, dia 11 de fevereiro, um grupo de sete atletas da Associação Salvador, para uma sessão classificação funcional desportiva, na qual esteve também representada a Federação Portuguesa de Ciclismo.

Durante a manhã de hoje, os sete atletas, que irão integrar a equipa de paraciclismo da Associação Salvador, dirigiram-se ao Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, no concelho de Cascais, com o propósito de realizar uma sessão de classificação funcional desportiva. Este procedimento tem como objetivo determinar a classe desportiva de cada atleta, com base no seu nível de deficiência.

PUB

A Associação Salvador, a entidade que representa estes atletas, promove a inclusão social das pessoas com deficiência motora, desenvolvendo projetos em áreas distintas, que ajudam a responder às necessidades destes mesmos indivíduos. Esta associação promove ainda um estilo de vida saudável e ativo, através do incentivo à prática desportiva, como é o caso do paraciclismo.

A Federação Portuguesa de Ciclismo vê com entusiasmo este tipo de projetos que incentivam à prática da modalidade. “É fundamental envolver as unidades de saúde na promoção da prática desportiva para pessoas com deficiência. Em Alcoitão, encontramos total abertura para potenciar esta ligação virtuosa entre saúde e paraciclismo. A ação de hoje permitirá enquadrar devidamente os atletas nas respetivas classes de deficiência, garantindo o necessário equilíbrio desportivo entre os diferentes participantes nas competições”, sublinhou Sandro Araújo, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.

De referir ainda que este Centro é aclamado como sendo uma das melhores instituições na área da Medicina de Reabilitação do mundo, procurando satisfazer todas as necessidades dos seus utentes, através da sua equipa multidisciplinar de grande qualidade.

PUB