PUB

Centro de BTT em Mondim de BastoA Câmara de Mondim de Basto inaugura no sábado o Centro BTT e 150 quilómetros de trilhos, uma atividade que quer potenciar à boleia da “mítica Senhora da Graça” que anualmente acolhe a Volta a Portugal em Bicicleta.

O Centro de BTT, instalado na antiga casa florestal de Sobreira, fica localizado no início da subida do Monte da Senhora da Graça ou Monte Farinha, onde termina uma das mais emblemáticas etapas da Volta a Portugal.

PUB

Centro de BTT em Mondim de Basto“Trata-se de um investimento importante na área do desporto de natureza, que a autarquia assume como fator estratégico de desenvolvimento turístico do concelho”, afirmou hoje à agência Lusa o presidente do município, Humberto Cerqueira.

O edifício principal da casa florestal foi reabilitado e transformado numa Casa Abrigo, com alojamento para praticantes de desportos que ganham dimensão no concelho, como o ciclismo mas também o parapente, canoagem e as caminhadas.

No edifício anexo desta casa florestal foi instalado o Centro BTT, onde os praticantes encontram um centro logístico, uma oficina e até equipamento de lavagem das bicicletas.

Humberto Cerqueira salientou que “este centro está associado a uma rede de trilhos onde os ciclistas podem escolher e desenvolver a sua atividade”.

À disposição dos praticantes estão cerca de 150 quilómetros trilhos marcados e georreferenciados que vão atravessar este concelho do distrito de Vila Real.

No sábado, é ainda assinado o contrato para mais três anos (2015/16/17) de permanência da Volta a Portugal e Bicicleta em Mondim de Basto, num investimento de 150 mil euros para o município.

“É um grande evento que é muito importante para a projeção do município. A imagem e a projeção que o concelho tem no dia da Volta acabam por ter um retorno durante todo o ano”, salientou Humberto Cerqueira.

Segundo o autarca, durante o ano “são muitos os que procuram Mondim de Basto” à boleia do ciclismo e atraídos pela “mítica Senhora da Graça”.

Na cerimónia vão marcar presença Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, e Joaquim Gomes, diretor da Volta.

PUB