Cédrine Kerbaol (Ceratizit-WNT) tornou-se a primeira francesa a vencer na Volta a França feminina, conquistando a sexta etapa da terceira edição da corrida com um ataque após a última subida do dia.
Kerbaol, de 23 anos, conseguiu a maior vitória da carreira ao concluir os 159,2 quilómetros entre Remiremont e Morteau em 4:04.41 horas, 21 segundos à frente do pelotão, em que a neerlandesa Marianne Vos (Visma-Lease a Bike) foi segunda e a alemã Liane Lippert (Movistar) terceira.
É o mais relevante triunfo da carreira para Kerbaol, que sobe a segunda na geral, a 16 segundos da camisola amarela, a polaca Katarzyna Niewiadoma (Canyon/SRAM), e a primeira para a França em três anos de Tour feminino.
“É lendário, nunca consegui vencer numa corrida destas. Espero continuar a evoluir e tornar-me ainda mais forte”, declarou a vencedora, que fez a diferença na última descida até à meta.
A campeã olímpica de fundo em Paris2024, a norte-americana Kristen Faulkner (EF-Oatly-Cannondale), é terceira, a 19 segundos da líder, com Marianne Vos nova líder nos pontos e Kerbaol, que venceu a juventude em 2023, como principal ‘ameaça’ a Niewiadoma.
No sábado, a sétima e penúltima etapa do Tour traz de volta a alta montanha, numa ligação de 166,4 quilómetros entre Champagnole e Le Grand-Bornand.