Pela primeira vez na história Cannondale Factory Racing (CFR) irá fazer parceria com a Shimano, uma mudança que vai colocar a equipa Olímpica de XC Elites incluindo Manuel Fumic (GER), Henrique Avancini (BRA), Maxime Marrotte (FRA), e Helen Grobert (GER) a competir com a tecnologia de competição mais avançada de componentes da marca.
Para a época de 2018 as bikes da Cannondale F-Si hardtails e Scalpel-Si full suspension vão ser totalmente equipadas com transmissões XTR da Shimano, incluindo os pedaleiros XTR Hollowtech II Race construídos a partir de forja de alumínio anodizado ultra-leve e rodas pedaleiras de titânio.
Os Pedaleiros vão ser complementados com a corrente HG-901 revestida a SIL-TEC, e as mudanças traseiras Shimano Shadow RD+ que incorporam um mecanismo estabilizador para opções de retenção da corrente e encontra-se posicionada debaixo da cassete para redução de riscos de impactos nos trilhos.
Enquanto que a travagem ficara a cargo dos potentes Manetes hidráulicas XTR M9000 e das pinças XTR M9000.
Daniel Hespeler director de equipa, salienta que a mudança para a Shimano era um grande objectivo seu, quando se prepara para direcionar a equipa para o período de qualificação dos Olímpicos .
“Construímos uma fantástica e talentosa selecção de pilotos de XC corajosos, agressivos e de mente aberta, os quais são alguns dos melhores do mundo. Montámos a estrutura da equipa para alcançar a melhor performance no ciclismo Olímpico e fizemos algumas alterações fundamentais na forma como a equipa vai operar. Esta parceria com a Shimano era a peça final do puzzle, e desde os pilotos aos mecânicos, todos estamos entusiasmados por trabalhar com XTR e Shimano a partir de hoje até 2020.”
A Cannondale Factory Racing irá estar a competir na taça do Mundo UCI XCO. Stellenbosch na África do Sul, marca o arranque da competição a 10 Março, e estão também já focados em ganhar a ABSA Cape EPIC logo na semana seguinte.