A vila do Alandroal, no Alentejo encheu-se de cor com a realização dos Campeonatos Nacionais de Estrada para ciclistas amadores, masters e universitários, durante este fim de semana. Para domingo ficaram guardadas as provas de fundo, que juntaram 224 ciclistas.
Os corredores amadores de elite e os masters 30 e 35 enfrentaram um desafio de 144,7 quilómetros, que terminou com uma discussão ao sprint nas três categorias.
O vencedor em elite foi João Letras (ASFIC/Grupo Parapedra), o melhor master 30 foi Rui Resende (Precious Space/Soutense/C. Fisioterapia) e Hélder Pereira (Ronda/Restaurante Grelha/Auto Marques).
As provas de masters 40 e masters 45 totalizaram 108,8 quilómetros e ambas terminaram com os vencedores ligeiramente destacados relativamente aos adversários mais diretos, com triunfos de Nuno Inácio (Lusitano de Évora), entre os mais jovens dos veteranos 40, e de Luís Machado (Boavista/Servigás/DuoBike/Nast), nos masters 45.
A corrida de masters 50 e 60 foram de 77,9 quilómetros. Impuseram-se o master 50 Vítor Lourenço (Viveiros Vítor Lourenço/Sintra CC), o master 55 José Afonso (Precious Space/Soutense/C. Fisioterapia), o master 60 João Ramos e o master 65 Manuel Domingos (Swick Cycling Team/CB Almodôvar).
Os Nacionais de masters e de amadores de elite acolheram também os campeonatos nacionais universitários. No setor masculino impôs-se Marvin Scheulen, corredor da equipa continental LA Alumínios-LA Sport, que nesta competição representou AEUE. Isabel Jorge (Nova) foi a melhor feminina.