Márcio Barbosa (Aviludo-Louletano) e Ana Santos (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) revalidaram hoje, em Vila Real, os títulos nacionais de ciclocrosse na categoria de elite.

Márcio Barbosa (Aviludo-Louletano) e Ana Santos (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) revalidaram hoje, em Vila Real, os títulos nacionais de ciclocrosseA prova masculina de elite assistiu ao domínio de Márcio Barbosa. O corredor pacense isolou-se em cabeça de corrida logo na fase inicial, deixando para os adversários a luta pelo segundo lugar. O pódio acabou composto exclusivamente por corredores que já sabem o que é conquistar um Campeonato Nacional.

O segundo classificado foi Vítor Santos (Patocycles/Eyres by Shamir), a 52 segundos, enquanto Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) quedou-se pela terceira posição, a 53 segundos.

Márcio Barbosa (Aviludo-Louletano) e Ana Santos (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) revalidaram hoje, em Vila Real, os títulos nacionais de ciclocrosseAna Santos, apesar de ainda ser júnior, revalidou o título de elite feminina, demonstrando grande superioridade sobre a concorrência. A bicampeã nacional cortou a meta com uma vantagem de 3m17s sobre Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) e com 3m51s sobre Melissa Maia (Korpo Activo/Centro BTT Penacova), que a acompanharam no pódio.

Miguel Salgueiro estreou-se da melhor forma com as cores da LA Alumínios-LA Sport, impondo-se na competição de sub-23. João Salgado (JV Perfis/Gondomar Cultura) foi o segundo, a 1m55s, e João Rocha (Rodabike(ACRG/Gondomar) foi o terceiro, a 2m09s.

Marta Branco (Maiatos) foi a melhor sub-23, relegando Rafaela Ramalho (Irmãos Moreiras/ACDRREBORBTT) para o segundo posto, a 2m05s, e Jéssica Costa (Guilhabreu BTT) para o degrau mais baixo do pódio, a 2m55s.

Vasco Cunha (Clube BTT Matosinhos) impôs-se entre os juniores, com 20 segundos à melhor sobre João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) e com 51 segundos sobre Tomás Sacramento (Bairrada). Tomás Mota (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra) e Mariana Líbano (Maiatos) sagraram-se campeões nacionais de cadetes.

Entre os veteranos, destacaram-se os masters 30 Michel Machado (Vasconha BTT Vouzela) e Irina Coelho (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás), os masters 40 Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Janet Silva (BTT Seia), o master 50 António Sousa e o master 60 Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

Vila Real foi ainda palco de uma inovação nos calendários nacionais de 2020, o primeiro Campeonato da Juventude, destinado a corredores da categoria juvenil. A iniciativa cativou 13 participantes. Diogo Miranda (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact) ganhou entre os rapazes, enquanto Margarida Vasconcelos (Clube BTT Matosinhos) foi a melhor rapariga.