Iuri Leitão foi hoje o nono classificado na prova de scratch do Campeonato do Mundo de Pista, disputada em Berlim, Alemanha.

A corrida de 15 quilómetros, 60 voltas, foi muito atacada na segunda metade. O representante da Equipa Portugal esteve ativo e cotou-se como um dos melhores corredores em pista, saindo do pelotão na altura certa para classificar-se perto do primeiro terço da tabela.

Iuri Leitão acabou no nono lugar entre 24 participantes. O bielorrusso Yauheni Karalyok conquistou a medalha de ouro, enquanto o italiano fez uma esforço final que lhe valeu a medalha de prata, diante do favorito, o espanhol Sebastián Mora, que ocupou o degrau mais baixo do pódio.

Ivo Oliveira e Maria Martins são os representantes portugueses na jornada de sexta-feira. A ribatejana vai competir no concurso olímpico de omnium, disputando scratch às 14h00, corrida tempo às 15h55, eliminação às 18h35 e corrida por pontos às 20h00.

O gaiense vai correr em perseguição individual, cuja fase de qualificação arranca às 14h50. Se conseguir um dos quatro melhores registos, Ivo Oliveira corre as finais, às 19h35.