PUB bikeinn_cod_728x90_por

Os juniores Raquel Queirós, nona classificada, e Rafael Rita, 15.º, conseguiram hoje os melhores resultados absolutos no Campeonato da Europa de Cross Country Olímpico (XCO), disputado em Graz, Áustria.

A Equipa Portugal esteve entre as primeiras posições nas provas para os mais jovens. A primeira a entrar em pista foi Raquel Queirós, que se estreou em competições deste nível com um auspicioso nono lugar na corrida feminina de juniores.

PUB

A ciclista nacional ficou a 6m34s da austríaca Laura Stigger, que venceu com 2m02s de vantagem sobre a compatriota Harriet Harnden e com 2m46s sobre a checa Tereza Saskova, que também subiram ao pódio.

Rafael Rita e Rodolfo Serafin foram os dois representantes de Portugal na corrida para juniores masculinos. Rafael Rita deu seguimento à série de bons desempenhos internacionais que tem alcançado durante a época, sendo o 15.º a cortar a meta, com mais 4m58s do que o suíço Alexandre Balmer, que conquistou o título.

Rodolfo Serafin foi o 56.º, a 12m09s do vencedor. Além de Balmer, o pódio também recebeu o italiano Simone Avondetto, que gastou mais 15 segundos do que o vencedor, e o alemão Leon Reinhard Kaiser, que ficou a 22 segundos do primeiro.

Portugal também alinhou com dois corredores na prova masculina de sub-23. João Rocha foi o melhor, na 48.ª posição, a 19m40s do vencedor. Bruno Silva foi 51.º, a uma volta. O francês Joshua Dubau sagrou-se campeão europeu, chegando ao fim com 19 segundos de vantagem sobre o suíço Filippo Colombo e com 43 segundos à melhor sobre o holandês Milan Vader, segundo e terceiro, respetivamente.

Marta Branco foi a 22.ª classificada na prova feminina de sub-23, cortando a meta 17m32s depois da suíça Sina Frei, que triunfou com à vontade. A segunda foi a italiana Marika Tovo, a 1m26s, e a terceira foi a espanhola Rocio del Alba García, a 2m08s.

“A Raquel Queirós esteve excelente. O objetivo era ficar nas doze primeiras e ela ficou no nono lugar. Os meninos também estiveram muito bem, no culminar de uma época de muito trabalho. A Marta Branco ainda é sub-23 de primeiro ano, mas está a fazer a sua caminhada serena.

Destaco o facto de ela ter terminado na volta da vencedora. O Bruno Silva e o João Rocha furaram logo na primeira volta, tirando história à sua corrida, que foi sempre a lutar contra o prejuízo”, descreve o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário.

PUB