Maria Martins e Miguel do Rego conquistaram hoje a medalha de prata nas prova de eliminação para sub-23 do Campeonato da Europa de Pista, que decorre no Velódromo Eddy Merckx, em Gante, Bélgica.
A corredora ribatejana comemorou da melhor forma o 20.º aniversário, fazendo uma prova de eliminação de grande nível, eliminando quinze concorrentes, cedendo apenas para a italiana Letizia Paternoster, que venceu a corrida. No terceiro posto colocou-se a belga Shari Bossuyt.
“A Maria teve um desempenho de excelência. Partiu do último lugar, o que é sempre uma dificuldade acrescida, mas soube ultrapassar todas as adversidades com uma corrida muito inteligente, dos pontos de vista técnico e tático. Sabíamos que em confronto direto com a italiana seria difícil, mas a Maria deu tudo até ao risco e ganhou uma medalha com muito mérito, fruto de todo o trabalho e esforço contínuos”, afirma o selecionador nacional, Gabriel Mendes.
Esta é a quarta medalha de Maria Martins em campeonatos da Europa. Na categoria júnior, a ciclista nacional foi vice-campeã de scratch, em 2016, e de eliminação, em 2017. Já como sub-23, Maria Martins foi terceira classificada na prova de scratch, no ano passado, e hoje arrebatou a medalha de prata em eliminação.
“Consegui fazer uma corrida estável e isso foi importante para ter forças, no final, para alcançar o objetivo de lutar pelas medalhas. Estou muito feliz com este resultado. Foi um aniversário inesquecível! Para o resto do Europeu, há que manter o foco. Sabemos que o omnium é a disciplina mais importante, porque um bom resultado pode garantir pontos importantes com vista ao apuramento olímpico. Nas restantes provas irei desfrutar e dar o meu melhor”, promete a aniversariante medalhada.
Já depois dos festejos de Maria Martins, Miguel do Rego subiu à pista para a prova masculina de sub-23 e também brilhou a grande altura. O corredor radicado em França conquistou a primeira medalha da carreira na terceira participação em Campeonatos da Europa.
Miguel do Rego manteve-se concentrado ao longo de toda a corrida, sendo o segundo melhor entre os 18 concorrentes. A vitória foi para o belga Jules Hesters e a medalha de bronze viaja para a Ucrânia, em posse de Vladislav Scherban.
“Tudo o que disse sobre a Maria, aplica-se ao Miguel. Partiu de trás, mas colocou-se sempre bem, com grande controlo técnico e tático. Houve duas quedas, mas ele esteve sempre longe dessas situações complicadas, devido à perícia que tem. Foi eliminando adversários e só foi batido pelo belga, que é mais rápido. Considero uma corrida excelente”, salienta Gabriel Mendes.
A júnior Daniela Campos teve uma estreia auspiciosa em provas internacionais de pista, batendo-se de igual para igual com as melhores corredoras da Europa na disciplina de scratch. Não receando a inexperiência, a corredora da Equipa Portugal mostrou ambição de lutar pelo pódio, atacando a seis voltas do final. Foi apenas alcançada a 125 metros da linha de meta.
Daniela Campos fechou a corrida júnior de scratch na nona posição, entre 18 participantes. A polaca Nikola Wielowska venceu a prova, seguida pela irlandesa Iara Gillespie e pela holandesa Maike van der Duin.
Pedro Silva também se estreou em Europeus, competindo na corrida de scratch para juniores masculinos. Foi o 17.º classificado a uma volta do vencedor, o russo Denis Denisov, que teve a companhia no pódio do austríaco Tim Wafler, segundo, e do espanhol Raúl García, terceiro.
A Equipa Portugal terá quatro corredores em pista na segunda jornada do Campeonato da Europa:
17h30: Scratch Sub-23 Femininas: Maria Martins
17h45: Eliminação Juniores Femininas: Daniela Campos
18h15: Scratch Sub-23 Masculinos: Iuri Leitão
18h40: Eliminação Juniores Masculinos: Daniel Dias