PUB

Iuri Leitão conquistou a medalha de prata na prova de eliminação do Campeonato da Europa de Elite, que se disputa em Plovdiv, Bulgária.

A Equipa Portugal iniciou da melhor forma o Europeu de pista, graças ao desempenho exemplar do minhoto Iuri Leitão, que se sagrou vice-campeão da Europa de eliminação.

PUB

O corredor português fez uma corrida inteligente, sempre colocado em posições que permitiam a mobilidade nos sprints de eliminação, não se deixando fechar pelos adversários. Volta após volta, Iuri Leitão foi crescendo na corrida e, à medida que os adversários iam saindo de cena, o português começava a assumir-se como candidato ao pódio.

Foi mesmo uma aceleração do ciclista nacional que selecionou os homens que discutiriam as medalhas. Quando ficaram apenas três ciclistas em pista, o bielorrusso Sergei Rostovstev não aguentou a pedalada do britânico Matthew Walls e do português Iuri Leitão.

Matthew Walls, campeão da Europa de eliminação em 2018, voltou ao lugar mais alto do pódio, seguido por Iuri Leitão e por Sergei Rostovstev.

Maria Martins foi a outra representante portuguesa no primeiro dia de competição em Plovdiv. A ribatejana foi a décima classificada na disciplina de Scratch. A representante da Equipa Portugal foi uma ciclista muito marcada durante a prova de 40 voltas, em que nenhuma corredora quis assumir responsabilidades no pelotão.

Aproveitando a marcação entre as principais candidatas às medalhas, a bielorrussa Hanna Tserakh atacou a dez voltas do fim e pedalou em frente de corrida, isolada, até à última curva da pista. Foi nessa altura que a italiana, saída do pelotão a quatro voltas da chegada, conseguiu ultrapassar a corredora do Leste da Europa. A medalha de ouro ficou para a italiana e a de prata para a bielorrussa. A ucraniana Tetyana Klimchenko fechou o pódio.

Os protagonistas nacionais na jornada de hoje serão os mesmos, embora trocando de disciplina. Iuri Leitão corre a prova de Scratch, às 16h30, enquanto Maria Martins engrossa o pelotão de eliminação às 17h25.

PUB