Campeonato da Europa de DHI | Contagem decrescente para disputa dos títulos europeus

75

A luta pela conquista dos títulos europeus de downhill (DHI) começa neste sábado, na Lousã, com as descidas cronometradas, que permitirão ficar a conhecer os corredores em melhor forma para as finais de domingo.

Após dois dias em que a azáfama já foi visível no Louzanpark, devido aos treinos oficiais de quinta e sexta-feira, a competição começa a doer no sábado para os cerca de 200 corredores, de 21 países, que participam no Campeonato da Europa de DHI, organizado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

A ação vai arrancar às 9h00, com mais duas sessões de treinos, mas é a partir das 10h45 que os cronómetros começarão a contar. As femininas e os masters entram em pista durante a sessão da manhã, até às 12h00. Os juniores e os corredores de elite descem a partir das 15h10.

As sessões cronometradas de sábado determinarão a ordem de partida para a final de domingo – ordem inversa dos resultados obtidos amanhã – nas categorias de juniores e masters. Em elite, no setor masculino e feminino, os tempos de sábado permitirão aferir o estado de forma dos concorrentes, mas a ordem de saída na final é determinada pela posição no ranking internacional.

A lista de inscritos permite antever um elevado nível competitivo, já que estarão presentes 22 ciclistas do top 100 mundial masculino e 11 corredoras do top 100 mundial feminino. Os vencedores da competição de elite em 2017 não defenderão os títulos.

A chuva intensa desta sexta-feira vai tornar mais exigente a tarefa dos ciclistas, já que a lama irá condicionar o desempenho. A pista do Louzanpark está desenhada para potenciar as emoções fortes. Os corredores vão descer dos 626 até aos 154 metros de altitude. É uma pista com 2,43 quilómetros de extensão, com inclinação média descendente de 14,3 por cento e pendente máxima de 29 por cento. O primeiro terço do percurso é muito rápido. Entra-se, depois numa zona técnica mais exigente, com raízes, pedras e obstáculos, até que se chega ao terço final, que volta a fazer apelo à velocidade de ponta.

O Campeonato da Europa de DHI é mais um evento integrado no projeto Cyclin’Portugal Aldeias do Xisto, que visa promover o território das Aldeias do Xisto como local privilegiado para a prática de todas as vertentes de ciclismo, de competição e de lazer.

Em 2019, Portugal voltará a organizar este Europeu, estando em cima da mesa uma candidatura da Federação Portuguesa de Ciclismo para acolher o Campeonato da Europa de Maratona BTT num dos próximos anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome