Nelson Oliveira (Movistar) aproveitou a quinta etapa do Giro d’Italia para subir a terceiro na geral, após uma queda que mandou o favorito espanhol Mikel Landa (Bahrain Victorious) para o hospital.

Caleb Ewan Vence Quinta Etapa Do Giro, Nelson Oliveira Sobe A Terceiro
Photo Credit: Lapresse

O australiano Caleb Ewan (Lotto Soudal), de 26 anos, venceu a tirada ao cumprir os 177 quilómetros entre Modena e Cattolica em 4:07.01 horas, batendo sobre a meta dois italianos, Giacomo Nizzolo (Qhubeka ASSOS), segundo, e Elia Viviani (Cofidis), terceiro.

PUB

O ‘sprint’ acabou por ser uma questão ‘secundária’ na etapa, fruto de uma série de curvas, rotundas e colocações questionáveis de mobiliário urbano no traçado da etapa nos últimos quilómetros, transformando o final numa ‘chicane’ perigosa para o pelotão.

Caleb Ewan Vence 5ª Etapa Do Giro, Nelson Oliveira Sobe A Terceiro
Photo Credit: Lapresse

A chegada a Cattolica assemelhou-se a um ‘festival’ de quedas, do russo Pavel Sivakov (INEOS), que parecia ter capotado, à queda, a alta velocidade, que ‘vitimou’ o norte-americano Joe Dombrowski (UAE Emirates), que era segundo na geral, posição que perdeu ao chegar oito minutos depois do vencedor, e ainda líder da montanha, e o espanhol Mikel Landa.

O líder da Bahrain Victorious não terminou a etapa, abandonando o Giro após a queda violenta, com o espanhol, tido como um dos grandes favoritos à vitória final, a ser transportado de ambulância para o hospital.

Caleb Ewan Vence Quinta Etapa Do Giro, Nelson Oliveira Sobe A Terceiro (3)
Photo Credit: Lapresse

O diretor desportivo da Bahrain, Franco Pellizotti, explicou depois da etapa que não se sabe, ainda, se o ciclista fraturou um pulso ou a clavícula, com a equipa a ter de reconfigurar a abordagem à prova depois da perda do líder, apostando no espanhol Pello Bilbao e no italiano Damiano Caruso.

Nas contas da geral, em que o italiano Alessandro de Marchi (Israel Start-Up Nation) manteve a camisola rosa que arrebatou na terça-feira, o novo segundo classificado é o belga Louis Vervaeke (Alpecin-Fenix), a 42 segundos, enquanto Nelson Oliveira, que foi 19.º na tirada, subiu um posto, para terceiro.

Caleb Ewan Vence Quinta Etapa Do Giro, Nelson Oliveira Sobe A Terceiro (2)
Photo Credit: Lapresse

No ‘sprint’ propriamente dito, Ewan apareceu finalmente nesta edição da ‘corsa rosa’, ao vir de trás para ultrapassar vários candidatos e vencer, num dia em que o belga Tim Merlier (Alpecin-Fenix) perdeu a camisola dos pontos, a ‘maglia ciclamino’, para Giacomo Nizzolo, após ser ‘encostado’ na aproximação à meta.

Na chegada a Cattolica, onde Acácio da Silva, antigo líder do Giro, venceu em 1984 a Coppa Placci, o australiano impôs-se e somou o quarto triunfo na ‘corsa rosa’, a juntar a cinco na Volta a França, uma vitória que foi “um alívio”, disse.

“Quero ganhar nas três grandes Voltas, e o primeiro dia ao ‘sprint’ não correu nada bem, por isso havia pressão em mim e na equipa. […] Acho que mostrei que tinha as melhores pernas no final”, declarou.

Além de Nelson Oliveira, os outros portugueses também chegaram integrados no pelotão e recuperaram posições na geral, com João Almeida, 40.º na etapa, a subir ao 38.º lugar da geral, já a 5.38 minutos do ‘maglia rosa’, e Ruben Guerreiro (Education First-Nippo), 95.º, a subir ao 31.º da geral, a 3.16.

Na quinta-feira, a sexta etapa liga Grotte di Frasassi a Ascoli Piceno em 160 quilómetros, com chegada em alto e traçado acidentado, antevendo-se mais mexidas nos primeiros postos da classificação geral.

Deixar uma resposta