Cadeirinhas Para as Crianças Passearem de Bicicleta

2642
Se o seu filho tem até 7 anos, pode levá-lo a passear de bicicleta numa cadeirinha ou reboque, desde que sejam cumpridas as normas de segurança. A criança deve sentir-se confortável na cadeira e usar sempre um capacete de proteção.

Escolha uma cadeirinha ou reboque homologado de acordo com a norma europeia EN 14344. Esta marca mostra que o equipamento está em conformidade com as normas de segurança.
Certifique-se também de que a cadeirinha tem apoios para evitar que os pés da criança fiquem presos nos raios da roda. As cadeirinhas e reboques para bicicletas estão projetados para crianças com mais de 6 meses. No entanto, antes de comprar o equipamento, confirme na loja se é seguro e adequado ao seu tipo de bicicleta. 
Apesar de o uso do capacete ser obrigatório apenas nas bicicletas elétricas, este equipamento de proteção deve ser sempre usado por todos, independentemente do tipo de bicicleta, cadeirinha ou reboque que utilizam. Em caso de queda, o capacete reduz o risco de lesões na cabeça e possíveis danos cerebrais.
Caso tenha um bebé que ainda não se senta bem, não o leve na bicicleta. Idealmente, o bebé deve suportar-se sozinho.
TIPOS DE CADEIRINHA E REBOQUE PARA BICICLETA
Existem três opções para passear de bicicleta com o seu filho: cadeirinha traseira, frontal e reboque.
Cadeirinha traseira
Encaixa-se na roda da bicicleta e é, por norma, o tipo de assento mais usado. Geralmente tem as costas e as laterais levantadas, proteções para pernas e um arnês. 
A principal vantagem desta cadeirinha é deixar a criança confortável e bem apoiada caso adormeça durante o passeio. Quando não está com o seu filho pode usar o assento para transportar compras ou bagagens. 
Mas o equipamento tem alguns inconvenientes. O peso extra sobre a parte traseira da bicicleta pode causar um problema de estabilidade. Uma vez que a criança fica atrás de si, será mais difícil vê-la.
Cadeirinha frontal
Neste equipamento, a criança senta-se à sua frente e os seus braços contornam a cadeirinha para segurar o guiador. Por isso, e também para não tapar a sua visão da estrada, estas cadeiras são normalmente mais compactas do que as cadeirinhas traseiras. 
Com este equipamento consegue estar mais perto da criança, logo, é mais fácil vigiá-la. Tenha atenção aos modelos que se fixam ao guiador, porque podem perturbar a capacidade de manobrar a bicicleta. Estas cadeiras são mais difíceis de encontrar à venda.
Reboque de bicicleta
Esta opção permite levar o seu filho atrás de si numa espécie de carrinho fechado. O reboque tem duas rodas e uma ligação à bicicleta. A criança vai sentada e presa dentro do equipamento, que normalmente tem janelas, é ventilado e impermeável. 
Este sistema tem a vantagem de ser mais espaçoso do que as cadeirinhas traseiras e frontais, permitindo que a criança se sinta mais confortável. Além disso, é mais estável e seguro, reduzindo as probabilidades de queda.
Mas ao transportar o seu filho no reboque, não terá a mesma proximidade que teria numa cadeirinha. Tenha particular atenção às curvas e evite viragens bruscas. Deve moderar a velocidade para que o reboque não tombe.

Siga o BTT Lobo no Facebook e no Google+

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome