PUB bikeinn_cod_728x90_por

Biniam Girmay (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) foi levado ao hospital após vencer a 10.ª etapa do Giro d’Italia, por ter acertado com uma rolha de espumante num olho, quando estava no pódio em Jesi.

Biniam Girmay foi ao hospital após acertar com rolha de espumante num olho
Foto Massimo Paolone/LaPresse

O ciclista de Asmara, de 22 anos, recebeu as flores costumeiras e, ao pegar na garrafa de espumante para festejar, a rolha dessa garrafa soltou-se e acertou-lhe no olho esquerdo.

PUB

Girmay, o primeiro eritreu a vencer uma etapa numa grande Volta, ainda prosseguiu com o protocolo do pódio, mas depois foi assistido pela equipa médica da Intermarché e da própria organização, confirmou a RCS Sport ao portal Cycling News, e transportado para o hospital para exames adicionais.

A equipa não confirmou quaisquer resultados, remetendo para quarta-feira uma decisão sobre a continuidade do ciclista, que está a descansar no hotel onde a equipa está instalada.

Não é a primeira vez que uma rolha provoca um ‘susto’ nesta 105.ª edição do Giro, depois de o neerlandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) ter sido atingido, praticamente da mesma forma, logo após vencer a etapa inaugural, também no pódio, mas numa parte da face menos suscetível.

Biniam Girmay foi ao hospital após acertar com rolha de espumante num olho
Foto Fabio Ferrari / LaPresse

Girmay, que aos 22 anos se tornou no primeiro eritreu a vencer numa grande Volta, cumpriu os 196 quilómetros entre Pescara e Jesi em 4:32.07 horas, batendo sobre a meta o neerlandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix), segundo, e o italiano Vincenzo Albanese (EOLO Kometa), terceiro, numa chegada em ‘sprint’ reduzido, em que o português João Almeida (UAE Emirates) foi nono.

Nas contas da geral, Juan Pedro López segurou a liderança, mantendo 12 segundos de vantagem sobre João Almeida, que é segundo, e 14 para o francês Romain Bardet (DSM), terceiro.

PUB