Em termos de geometria, rigidez, estética, sensações… nunca nenhuma outra bicicleta elétrica se aproximou tanto da sua antecessora convencional em termos de sensações de condução como a BH iLynx Race Carbon se aproxima da sua “irmã” Lynx Race EVO.
O processo de criação da e-MTB ideal seguiu sempre um caminho claro: tentar com que fosse tão semelhante quanto possível aos modelos “musculares”.
Obter um peso contido, uma boa rigidez, uma estética de bicicleta tradicional, uma geometria o mais próxima possível… tudo para igualar as sensações de condução de uma bicicleta elétrica às sensações de condução de uma bicicleta convencional.
A nova BH iLynx Race Carbon quebra a barreira entre ambas, tornando-se numa referência no segmento das e-MTB leves.
Autonomia recorde numa e-MTB leve
Leveza e autonomia não têm de se contrapor na conceção de uma bicicleta elétrica. O quadro da iLynx Race Carbon integra, no seu interior, uma bateria que proporciona 540 Wh. O seu design permite que as formas do tubo diagonal sejam praticamente idênticas à da sua “irmã” sem motor. Assim, é possível obter uma autonomia de até 130 km.
Mas isto não é tudo. Graças à bateria adicional XPro, é possível aumentar a autonomia em 180 Wh, para chegar a 720 Wh. Trata-se de uma bateria em forma de cilindro e com ligação Plug & Ride, que pode ser ligada ao suporte para garrafa XPro como se fosse uma garrafa tradicional e sem necessidade de cabos, permitindo desfrutar de uma autonomia alargada até 175 km.
Um motor único para uma e-MTB única
Os mais de 10 anos de experiência na criação de bicicletas elétricas permitiram à BH dar vida ao seu próprio motor, o BH 2ESMAG. Trata-se de um motor extremamente pequeno, muito leve (com apenas 2,2 kg), silencioso e potente. Além disso, conta com uma potência de 250 W e um binário máximo de 65 Nm.
Uma das suas principais características é que não gera nenhum atrito adicional na transmissão durante a pedalada, pelo que, a partir de 25 km/h, é possível aproveitar toda a força da pedalada sem problemas. Tal é otimizado por um Q-Factor reduzido de apenas 163 mm, o que se traduz numa posição de pedalada natural e eficiente. Dispõe de 4 modos de assistência disponíveis, bem como de um cómodo e discreto botão seletor no guiador.
X Display e conetividade com a Garmin
O X Display oferece toda a informação necessária durante as rotas, além de permitir a configuração dos ajustes da potência e da aceleração do motor. O seu visor LCD a cores é visível mesmo sob condições de luminosidade solar direta e compatível com ANT+ y Bluetooth. O X Display é minimalista e está localizado no interior do guiador, para protegê-lo contra os impactos.
Graças ao seu recetor ANT+, é também compatível com dispositivos Garmin, permitindo a visualização de todas as informações necessárias durante a condução, tais como a percentagem da bateria, a cadência, o nível de assistência ou a autonomia.
Todas as chaves para o sucesso da nova BH Lynx Race EVO
Há algumas foi apresentada a BH Lynx Race EVO – uma bicicleta repleta de avanços tecnológicos. A sua tremenda aceitação reforçou todo o trabalho envolvido neste importante lançamento. E a BH iLynx Race Carbon beneficia de todos esses avanços tecnológicos. Em termos visuais, é evidente que foi inspirada na sua antecessora e herdou todas as soluções integradas na mesma. Começando pelo quadro de carbono leve construído com a tecnologia HCIM que rompe a escala com apenas 2050 gramas. Um número impressionante para uma e-MTB.
Além disso, integra o novo ponto de rotação principal sobredimensionado, fundamental para o alto nível de rigidez que o quadro possui e especialmente importante numa bicicleta elétrica. A suspensão integra o sistema Split Pivot, com a nova configuração de bielas que oferece uma operação sensível ao início e progressiva em todo o curso. À semelhança do que acontece com a BH Lynx Race EVO, o quadro pode ter 100 ou 120 mm de curso, consoante a versão selecionada.
A única diferença reside no amortecedor. Na sua geometria destacam-se as escoras muito compactas de apenas 453 mm e um ângulo de viragem de 67º, acompanhado de um bom reach. A fórmula conhecida da BH Lynx Race EVO aplicada à sua “irmã” e-MTB.
A integração vai mais além com o encaminhamento da cablagem interna desde a direção obtendo-se, assim, um quadro mais limpo em termos visuais.
FIT, tudo aquilo de que necessita sempre consigo
A potência criada e patenteada pela BH permite aproveitar o interior do tubo da forquilha, para alojar um sistema multiferramentas completo e com um nível de integração único. O sistema FIT (Fast Intervention Tool) é fixado no interior do tubo de direção, permitindo-lhe transportar sempre consigo tudo aquilo de que necessita para a reparação de qualquer avaria habitual na montanha.
Inclui as ferramentas H2.5/3/4/5/6, T25, cortador de corrente, adaptador CO2 e fecho rápido de corrente. Além disso, é possível acoplar um cartucho de CO2. Tudo isto integrado de forma oculta na bicicleta.
4 cores de série e 32 000 opções de personalização
A nova iLynx Race Carbon está disponível em 4 acabamentos de cores diferentes. Além disso, passou a integrar o programa BH Unique, graças ao qual é possível personalizar completamente a sua estética com até 32 000 combinações de cores diferentes através de um configurador online.
A gama iLynx Race é composta por 4 modelos, 3 dos quais com 120 mm de curso, bem como pelo modelo mais “racing” de todos, com 100 mm. O modelo topo de gama pesa apenas 16,8 kg e dispõe de um equipamento totalmente preparado para enfrentar qualquer rota.
Mais info em www.bhbikes.com.