O Mediterranean Epic 2020 definiu um nível muito alto em termos de participação de estrelas mundiais do BTT. Tanto que parecia impossível melhorá-lo.
Mais do que nunca, o Mediterranean Epic atrairá os melhores ciclistas do planeta. Teremos mais uma vez uma grande representação de especialistas em XCO. E agora também de corredores e equipas mais destacadas do XCM.
Existem tantos nomes proeminentes na lista de participantes do Mediterranean Epic que é difícil escolher apenas alguns deles. Enquanto a participação dos atletas de XCO continua a ser de alto nível, a lista de ciclistas e equipas XCM multiplicou-se. Entre eles, o nome de Jaroslav Kulhavy destaca-se acima de muitos outros. O campeão olímpico em Londres 2012 terá como foco a esta maratona de 2021, iniciando uma nova etapa na sua carreira desportiva que se estreia (com todas as suas novidades) no Mediterranean Epic. O checo não irá sozinho e terá na sua nova equipa a companhia de mais 2 ciclistas de alto nível, que também estarão na linha de partida.
Falar sobre XCM é falar sobre Team Bulls. A seleção alemã é, por mérito próprio, uma das melhores do mundo. Capaz de vencer o Absa Cape Epic ou qualquer outra corrida do calendário. Em 2021, eles optaram pelo Mediterranean Epic para começar a sua temporada. Um facto totalmente inédito já que a equipe nunca competiu em nenhum evento espanhol com tantos atletas. Alban Lakata, tricampeão mundial de XCM, é o seu homem mais conhecido. Mas não o único capaz de vencer. O suíço Urs Huber e o alemão Simon Stiebjahn são capazes de tudo. Ambos foram campeões nacionais nos seus respetivos países. Simon Schneller, Martin Frey e Hansueli Stauffer completam uma equipa formidável.
A Trek-Pirelli dispensa apresentações. Uma das equipas XCM (e agora XCO) mais poderosas do planeta. E já ciente do teste. Parece que depois de terem estado próximos no passado, este ano vêm com vontade de subir ao topo. Eles vão trazer toda a sua equipa XCM, incluindo o seu recente contratado Daniel Geismayr. Junto a ele estarão Samuele Porro, Fabian Rabensteiner e Michele Casagrande.
Outro ex-campeão mundial que chega com vontade de vencer é o português Tiago Ferreira. Um dos homens mais brilhantes de longas distâncias. Uma maravilha física que inscreveu o seu nome em muitas das melhores provas do planeta. A sua equipa, DMT Racing, entra com tudo no Mediterranean Epic. Entre eles outro ex-campeão mundial de XCM: o grego Periklis Ilias. E as suas novas contratações: o alemão Vinzent Dorn, o português Roberto Ferreira e o belga Wout Alleman.
Johnny Cattaneo, Marco Rebagliati, Martino Tronconi e Ole Hem são os membros da poderosa Wilier 7C Force. Ciclistas, incluindo os vencedores de etapas no Absa Cape Epic e campeões nacionais, como Ole Hem, campeão nacional da Noruega.
É impossível esquecer a jb BRUNEX Superior Factory Racing, equipa da atual campeã mundial de XCM e dupla vencedora do Mediterranean Epic, Ramona Forchini. A suíça não é a única estrela da sua equipa, que também conta com o vencedor de várias etapas, Simon Vitzthum.
Poderíamos dizer que a Mediterranean Epic 2021 terá também a melhor equipa nacional de XCM, a Buff-Scott MTB Team. Mas depois das suas últimas contratações já podemos considerá-la uma equipa totalmente internacional. Tanto o holandês Hans Becking como o português José Dias estreiam-se com as suas novas cores nos trilhos de Oropesa del Mar e Castellón e, junto com eles, estarão os restantes atletas desta poderosa equipa: Francesc Guerra, José María Sánchez, Enrique Morcillo e Guillem Cassú.
Fechamos esta resenha com a BMC TBellés by Kalas Team e a sua equipa remodelada que, embora ainda capitaneada por Roberto Bou, conta com 3 novidades: Pau Salvà, Pablo Guerrero e Silvia Roura.
Este não é o fim da resenha das estrelas do Mediterranean Epic 2021. Na verdade, é apenas o início e poderíamos dizer que o mais surpreendente ainda está para ser anunciado. Os especialistas de XCO que virão à prova, elevarão o nível da competição como nunca antes nas três edições já disputadas.
Em breve iremos revelar os restantes atletas que farão, desta, a Mediterranean Epic com a melhor participação da sua história.
Mais info em www.mediterraneanepic.com.