PUB bikeinn_cod_728x90_por

Artur Mendonça e Rafael Sousa estiveram em representação da seleção nacional em Marselha, França, numa das etapas do circuito internacional UCI Junior Series de Cross Country Olímpico (XCO), onde encontraram um dos percursos mais complicados do circuito internacional.

Os juniores masculinos foram os primeiros a entrar em competição nesta segunda participação portuguesa no circuito Junior Series em 2022. Nesta etapa de Marselha esperavam-se grandes dificuldades, perante um percurso agressivo, muito técnico, e ainda adversários de grande nível.

PUB

Artur Mendonça foi o mais bem classificado dos dois corredores portugueses, tendo terminado na 34.ª posição, a 6m41s do vencedor, o norueguês, Martin Farstadvoll, que completou a prova em 1h13m06s. Seguiu-se Rafael Sousa, que fechou no 42.º lugar, a 7m33s do vencedor.

O selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário, ressalvou que a equipa partiu para esta prova com o objetivo de ganhar alguma experiência neste tipo de percurso, ao qual não estão ainda muito habituados, sublinhando a importância de dar sequência ao trabalho de incremento da experiência internacional dos jovens corredores portugueses de BTT.

“A fase inicial foi muito complicada, visto que os dois corredores não se conseguiram habituar muito bem ao percurso. De referir que este é um dos percursos mais exigentes a nível internacional e que o nosso objetivo era precisamente que os corredores ganhassem alguma experiência. Na segunda metade da prova, tanto o Artur como o Rafael começaram a estabilizar na classificação e, no final, notava-se que estavam mais tranquilos e mais à vontade. Claro que não foram os resultados aos quais eles estão habituados nem que eles queriam, mas é importante ganhar experiência também neste tipo de percursos mais técnicos e mais agressivos”, afirmou Pedro Vigário.

PUB