PUB bikeinn_cod_728x90_por

Artur Mendonça teve o melhor desempenho da Seleção Nacional na corrida do circuito mundial de juniores (UCI Junior Series) de cross country olímpico (XCO), disputada em Nové Město na Moravě, Chéquia.

Artur Mendonça 11.º no UCI Junior Series em Nové Město na MoravěO corredor algarvio terminou a corrida na 11.ª posição, depois de uma prova em que rodou quase sempre entre os sete primeiros. Artur Mendonça revelou qualidade, boa condição e ambição, mas acabou traído por uma quebra na fase final, que, na última volta, acabaria por atirá-lo para fora do top 10.

PUB

O vencedor foi o dinamarquês Gustav Pedersen, que cortou a meta isolado. O adversário mais próximo foi o alemão Paul Schehl, a 36 segundos, enquanto o terceiro foi o francês Nathan Cornillon, a 47 segundos. Artur Mendonça gastou mais 2m39s do que o vencedor.

Portugal contou com mais três representantes na corrida masculina. Tomás Gaspar foi 97.º, a 9m54s do vencedor, Guilherme Barros foi 104.º, a uma volta, e Rafael Sousa foi 126.º, a três voltas. Guilherme Barros foi vítima de uma queda e de um furo, enquanto Rafael Sousa furou as duas rodas.

Mariana Líbano foi a melhor portuguesa na corrida feminina, terminando na 40.ª posição, a 8m59s da vencedora, a suíça Monique Halter. Marta Carvalho também terminou na volta da primeira classificada, no 58.º lugar, a 11m18s. Além de Monique Halter, o pódio contou com a checa Simona Spesna, a 23 segundos, e com a alemã Antonia Weeger, a 41 segundos.

“De uma forma geral verifica-se alguma evolução dos nossos corredores. Estas participações são fundamentais para que consigam desenvolver-se. Levam daqui muitas lições e podem tirar ilações. Têm potencial, agora há que continuar a trabalhá-lo”, salienta o selecionador nacional, Pedro Vigário.

PUB