PUB

Arnaud Démare (Groupama-FDJ) venceu hoje pela terceira vez nesta edição do Giro d’Italia, com um ‘sprint’ vitorioso que praticamente lhe garante a conquista da classificação dos pontos, desde que acabe a corrida.

Arnaud Démare faz hat trick nesta edição do Giro
Foto Marco Alpozzi / LaPresse

Démare, que já tinha vencido as quinta e sexta etapas, cumpriu hoje os 150 quilómetros entre Sanremo e Cuneo em 3:18.16 horas, batendo sobre a meta o alemão Phil Bauhaus (Bahrain-Victorious), segundo, e o britânico Mark Cavendish (QuickStep-Alpha Vinyl), terceiro.

PUB

A geral é liderada pelo espanhol Juan Pedro López (Trek-Segafredo), que hoje partiu para a 12.ª etapa, entre Sanremo e Cuneo, com 12 segundos de vantagem para o equatoriano Richard Carapaz (INEOS), segundo, e o português João Almeida (UAE Emirates), terceiro, num dia sem alterações na estrada, a não ser pelo abandono do francês Romain Bardet (DSM), que era quarto, por doença.

Foto Marco Alpozzi / LaPresse
Foto Fabio Ferrari / LaPresse

Numa tirada curta, em que a única subida categorizada ‘ameaçava’ mais do que acabou por causar no pelotão, a única dúvida era se o quarteto escapado conseguiria chegar ou não isolado à meta, algo que as equipas dos velocistas não deixaram, apanhando-os já no quilómetro final.

Assim, e com um Démare em forma, o ‘hat trick’ ficou ‘selado’ sobre Bauhaus, que pareceu ter sido ‘fechado’ quando se encaminhava para a vitória, e Cavendish, um pódio de ‘peso’ nas disputas ao ‘sprint’.

Arnaud Démare faz hat trick nesta edição do Giro
Foto Marco Alpozzi / LaPresse

Com este triunfo, o gaulês tem ‘apenas’ de terminar o Giro, que entra na sua fase mais montanhosa e se vira definitivamente para a luta pela geral, tendo como principal adversário ele próprio e a sua adaptação ao terreno acidentado.

“Foi um dia incrível. Resistiram muito na fuga, mas estávamos preparados e todos trabalharam. (…) Fiz o ‘sprint’ mais forte que pude e, antes de chegar ao Giro, tinha dito que seria bom vencer uma etapa. Estou muito feliz”, declarou o vencedor, após conquistar a sua oitava tirada na ‘corsa rosa’, em três participações.

Arnaud Démare faz hat trick nesta edição do Giro
Foto Fabio Ferrari / LaPresse

A grande notícia do dia foi o abandono de Romain Bardet, um dos grandes candidatos à vitória final, que se tinha mostrado no Blockhaus, na nona etapa, com um segundo lugar, por doença.

Foto Fabio Ferrari / LaPresse

A sua saída de cena deixa um pódio ligeiramente mais folgado e menos concorrência para João Almeida, Richard Carapaz e outros pretendentes, melhorando ainda as aspirações do ‘surpreendente’ líder Juan Pedro López a um ‘top 5’ final.

Almeida foi hoje 23.º, com o mesmo tempo do vencedor, e segue em terceiro, com os compatriotas e colegas de equipa Rui Costa, em 52.º na geral, e Rui Oliveira, em 154.º, fora dos primeiros 100 postos na tirada.

No sábado, a 14.ª etapa liga Santena a Turim ao cabo de 147 quilómetros, com cinco contagens de montanha, quatro de segunda categoria e uma de terceira, para um total de 3.167 metros de acumulado de subida.

PUB