PUB

António Morgado terminou este sábado, dia de etapa em dois setores, no terceiro lugar da classificação geral do Tour do Pays de Vaud, prova da Taça das Nações de Juniores, que decorre na Suíça. Gonçalo Tavares é décimo.

ANTÓNIO MORGADO PEDALA PARA MAIS UM PÓDIO NA TAÇA DAS NAÇÕESO setor da manhã, 97,3 quilómetros, entre Cuardnees e Champagne, tinha três prémios de montanha, o último dos quais de primeira categoria, a 23,7 quilómetros da chegada. A dureza selecionou por completo o pelotão, deixando na frente um grupo de apenas 17 corredores, entre os quais estavam António Morgado, sétimo na meia etapa da manhã, e Gonçalo Tavares, 16.º.

PUB

“A subida era muito longa, mas não era muito inclinada. Mas sabíamos que a descida seguinte seria muito técnica. Avisei os nossos corredores para se colocarem na frente, porque naquela descida o grupo que sobrasse da subida iria partir-se ainda mais. Foi isso que aconteceu e passamos bem estas dificuldades”, explica o selecionador nacional, José Poeira, que, com esta estratégia e o desempenho dos corredores viu Morgado e Tavares chegarem ao contrarrelógio vespertino nos dez primeiros da geral.

Durante a tarde disputou-se um contrarrelógio individual de 11,3 quilómetros, em Champagne. António Morgado e Gonçalo Tavares voltaram a estar em bom plano. António Morgado, que começou o exercício individual na quarta posição, ganhou tempo aos corredores que estavam à frente na tabela.

António Morgado foi o oitavo no contrarrelógio, com 15m04s, mais 25 segundos do que o vencedor, o alemão Emil Herzog. O segundo na etapa foi o norueguês Jørgen Nordhagen, a um segundo, enquanto o terceiro posto foi para o suíço Jan Christen, a cinco segundos. Gonçalo Tavares conseguiu o 14.º registo, a 33 segundos do vencedor.

Estes resultados permitiram António Morgado subir ao terceiro lugar da geral, a 23 segundos do norueguês Johannes Kulset, que comanda, e a dois segundos do neerlandês Menno Huising, segundo classificado. Gonçalo Tavares manteve a décima posição com que iniciara o setor vespertino, a 1m25s. Seguem-se, na representação nacional, Daniel Lima, 34.º, a 5m38s, Rafael Barbas, 45.º, a 8m46s, Rúben Rodrigues, 55.º, a 1m35s, e Tiago Santos, 70.º, a 13m30s.

O Tour du Pays de Vaud termina neste domingo com aquela que pode ser considerada a etapa-rainha. Ao longo de 104,7 quilómetros, com partida e chegada em Aigle, cidade onde está sediada a UCI, os corredores vão encontrar um carrossel de sobe e desce com cinco prémios de montanha, o último a 15,6 quilómetros da meta. A partida será às 8h15.

O Tour du Pays de Vaud é a terceira prova da Taça das Nações em que Portugal participa durante este mês. Nas corridas anteriores, António Morgado foi o segundo classificado.

Juniores Femininas

Mariana Líbano, ao serviço da Seleção Nacional de juniores femininas, venceu, neste sábado, Prémio Ciclista de San Isidro – Troféu Blanco Villar, prova do calendário regional da Galiza.

Esta corrida faz parte do plano de preparação da Seleção Feminina para o Campeonato da Europa de Estrada, que vai realizar-se em Anadia, entre 7 e 10 de julho. Além de Mariana Líbano estiveram às ordens de José Luis Algarra, selecionador nacional de ciclismo feminino, Íris Chagas, Maria Santos e Margarida Teodósio.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui