O próximo fim de semana promete deixar os adeptos de ciclismo indecisos, tantas e tão variadas são as competições que poderão optar por seguir. Entre os eventos em destaque estão três finais de Taça de Portugal e o Campeonato Ibérico Master. Mas há muito mais.
A Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa e a Taça de Portugal de Cadetes chegam ao fim neste fim de semana, em ambos os casos com duas provas, uma no sábado e outra no domingo.
No caso das femininas, o concelho de Gouveia recebe o desfecho do troféu. No sábado, disputa-se um contrarrelógio individual, na freguesia de Vila Nova de Tazem, a partir das 15h00. As corredoras de elite vão completar 18,7 quilómetros, enquanto as juniores, as cadetes e as masters terão pela frente 15,5 mil metros. A corrida de domingo será uma prova de fundo, a disputar em circuito, no centro de Gouveia, a partir das 10h00.
A Taça de Portugal de Cadetes fecha no concelho de Anadia, também seguindo o esquema de um contrarrelógio no sábado e de uma prova em pelotão no domingo. O exercício individual tem partida e chegada no Pavilhão de Desportos de Anadia, somando 14 quilómetros de extensão. O primeiro corredor vai para a estrada às 15h00. No dia seguinte compete-se a partir das 10h30, num traçado de 68,8 quilómetros, com partida e chegada no Monte Crasto.
A outra Taça de Portugal que chega ao fim no domingo é a de downhill. A derradeira corrida da disciplina mais radical de BTT juntará os principais especialistas portugueses em Porto de Mós. São esperados mais de 100 participantes. A pista tem 2100 metros de extensão já terá forte animação no sábado, mas as descidas decisivas estão marcadas para domingo, a de qualificação às 11h00 e a final às 14h30.
Se há Taças de Portugal que terminam, outras continuam. É o caso da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo, cuja segunda corrida pontuável está marcada para domingo, em Viana do Castelo, na Alameda 5 de Outubro, a partir das 11h45. O mesmo local recebe, às 9h00, o Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo na vertente de estrada.
O pelotão master português junta-se com o pelotão master espanhol no próximo domingo para a disputa do Campeonato Ibérico Master, em Salobreña, na Andaluzia. Os masters 30 correm a partir das 8h00 (hora portuguesa), enquanto os masters 40, 50 e 60 competem a partir das 11h00 (hora portuguesa). A prova terá 78 quilómetros.
Ainda no domingo, mas na vertente de lazer, vai realizar-se em Lisboa, com partida do Campo Pequeno e chegada no Parque da Bela Vista, a Cofidis Pedalada Solidária, um passeio de 9 quilómetros, integrado no Rock in Rio, ao qual a Federação Portuguesa de Ciclismo se associou. A inscrição é gratuita, mas deve ser feita até ao dia 25 de maio.
Após um fim de semana cheio de pedalada, nada como uma semana sempre a dar ao pedal. É o que acontecerá na próxima, entre 28 de maio e 3 de junho, o pelotão de elite e sub-23 faz-se à estrada para a 28.ª edição do Grande Prémio de Ciclismo Jornal de Notícias.
Mais eventos oficiais
26 de maio: 9.º Passeio e Prova Aberta de Calvos, Guimarães
26 de maio: Berço Urban Race, Guimarães
26 de maio: 8.ª Resistência BTT do Engenho Novo, Paços de Brandão, Santa Maria da Feira
26 de maio: Raid Oliveira de Azeméis – Figueira da Foz – Oliveira de Azeméis
26 de maio: NGPS Trilhos da Serra da Estrela, Paúl, Covilhã
27 de maio: Ripenabike – Taça de XCM de Vila Real, Ribeira de Pena
27 de maio: Granfondo da Póvoa de Lanhoso
27 de maio: X Raid BTT Margens do Cávado, Merelim S. Paio, Braga
27 de maio: Rota Matusiny, Matosinhos
27 de maio: 1.º Passeio AR Estrela de Baguim, Baguim do Monte, Gondomar
27 de maio: Aveiro Spring Classic, Aveiro
27 de maio: XCO de Alcabideque, Condeixa-a-Nova
27 de maio: Maratona BTT de Císter, Alcobaça
27 de maio: XCO das Caldas da Rainha
27 de maio: Prémio de Ciclismo de Arruda dos Vinhos
27 de maio, 9h00: 3.ª Prova do Troféu CPT Algarve, Loulé
31 de maio: Passeio Solidário de Bicicletas Antigas, Albufeira