A Volta a Portugal do Futuro – 2.º Grande Prémio CMTV vai disputar-se entre quinta-feira e domingo, colocando à prova os corredores sub-23 das equipas continentais e de clube. É o início de uma semana de muito ciclismo, que, entre outros eventos, contará com duas provas da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa e com a terceira corrida da Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano.
A Volta a Portugal dos corredores sub-23 terá quatro etapas em linha e um total de 545,6 quilómetros. A prova arranca com uma tirada de 130,9 quilómetros, entre Caldas da Rainha e Abrantes. Duas montanhas de categorias inferiores não deverão impedir o pelotão de discutir, em grupo a etapa. No entanto, os últimos 800 metros apresentam uma inclinação de 10,1 por cento, o que, por certo, provocará diferenças, tanto mais significativas quanto haverá também bonificações a somar.
A segunda etapa começa na Lousã e termina em Águeda, depois de percorridos 141,1 quilómetros. As subidas pontuáveis para a montanha estão todas colocadas nos primeiros 50 quilómetros, pelo que os velocistas são os candidatos principais para esta jornada.
A etapa-rainha chega ao terceiro dia. Os corredores irão enfrentar 122,9 quilómetros, desde Cortegaça, concelho de Ovar, até ao alto da serra de S. Macário, S. Pedro do Sul. A meta coincide com um prémio de montanha de primeira categoria (9,1 quilómetros com inclinação média de 9,7 por cento).
O acerto de contas far-se-á na quarta e última etapa, a mais longa da competição, unindo Gouveia e Castelo Branco num trajeto de 150,7 quilómetros. As subidas das Penhas Douradas e da serra da Gardunha poderão dar ideias a quem não saia satisfeito da serra de S. Macário.
Além da Volta a Portugal do Futuro, o fim de semana contará com corridas de estrada para femininas e cadetes. A Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa viverá uma jornada dupla. No sábado corre-se, em Albufeira, a partir das 9h30. As corredoras de elite e sub-23 vão cumprir 77 quilómetros, as juniores, as masters 30 e as masters 40 vão pedalar ao longo de 59 quilómetros, enquanto as cadetes e as restantes masters terão por diante 41 quilómetros.
No dia seguinte, o pelotão feminino sobe no território e apresenta-se na aldeia de Paio Pires, Seixal, para a terceira corrida da Taça de Portugal. A partida será dada às 9h30. As categorias de elite e sub-23 farão 83,4 quilómetros, as juniores, as masters 30 e as masters 40 completarão 62,7 quilómetros, as cadetes e as masters 50 e 60 têm 48,9 quilómetros na ementa.
No domingo fecha-se a fase de apuramento da Taça de Portugal de Cadetes, disputando-se as derradeiras corridas nas zonas norte e sul. Após a corrida feminina, Paio Pires é palco da prova de cadetes para as equipas sediadas mais a sul. Com partida às 16h00, os jovens sub-17 vão cumprir 62,7 quilómetros. No mesmo dia, mas às 10h30, o pelotão nortenho de cadetes ruma a Paços de Ferreira para completar os 63,6 quilómetros do Grande Prémio Capital do Móvel.
No BTT, o destaque vai para a terceira prova da Taça de Portugal de DHI presented by Shimano, em S. Brás de Alportel, nos 2,108 quilómetros da descida do Arimbo. O sábado será dia de treinos, mas a competição aquece no domingo. Às 11h00 começa a manga de qualificação. O arranque da final está marcado para as 14h30.
O fim de semana será também de atividade nas escolas. Sangalhos recebe, no sábado, o Encontro Inter-Regional de estrada para escolas da região norte e centro. O início está marcado para as 14h30.
Mais eventos oficiais
9 de abril: Encontro Regional de Escolas de BTT, Portalegre
10 de abril: II Prova Taça Regional de XCM de Vila Real, Campeã, Vila Real
10 de abril: XCO de Paredes de Coura
10 de abril: XCO de Nariz, Aveiro
10 de abril: Troféu de Maratona BTT de Beira Interior, Cebolais de Cima, Castelo Branco
10 de abril: Clássica de Ourique
10 de abril: Prova de Abertura Câmara Municipal Angra do Heroísmo, Terceira, Açores
10 de abril: 2.ª Prova Taça da Madeira de Enduro, Santana, Madeira