Agenda de Ciclismo | Taça de Portugal de XCM encerra época de BTT em Manteigas

137

O calendário nacional de BTT fecha no próximo domingo com a Maratona Serra da Estrela, em Manteigas, última prova da Taça de Portugal de XCM. No mesmo dia, a Póvoa de Varzim recebe os Amigos do Rui Costa para mais uma jornada de convívio entre o corredor e os adeptos.

As contas da Taça de Portugal de XCM ficam seladas após a corrida de domingo. A serra da Estrela será palco de uma prova em que as principais classificações continuam em aberto.

No setor masculino de elite, há três candidatos principais à conquista da Taça: Bruno Sancho (Korpo Activo BTT/UD Lorvanense), que comanda com 1030 pontos, Andrew Henriques (BTT Loulé/Elevis), que tem 1000 pontos, e Renato Ferreira (Vasconha BTT Vouzela), que soma 850.

Entre a elite feminina também há três pretendentes principais ao troféu. Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis) tem 1050 pontos, que lhe dão uma vantagem de 90 sobre Liliana Jesus (BTT Seia) e de 150 sobre Raquel Santos (BTT Seia).

A competição vai arrancar às 9h30. Os corredores masculinos de elite, master 30, master 40 e master 45 vão percorrer 88,4 quilómetros, com 2900 metros de acumulado. As femininas, os masters com mais de 50 anos e os paraciclistas vão enfrentar 64,3 quilómetros, com 2000 metros de acumulado.

Além da competição pela Taça de Portugal, a Maratona Serra da Estrela oferece percursos a desafios para diferentes perfis de praticantes, numa iniciativa que se espera seja uma grande festa de BTT.

No mesmo dia, a freguesia da Aguçadoura, Póvoa de Varzim, vai engalar-se para celebrar um dos filhos pródigos da terra, o ciclista Rui Costa.

O IX Circuito Amigos do Rui Costa, solidário com a igreja local, inclui um passeio acessível a todos, um encontro de escolas de ciclismo, um circuito de cadetes e uma prova aberta.

A iniciativa arranca às 10h00, com um passeio de 20 quilómetros, de caráter familiar, no qual são bem vindos ciclistas com diferentes capacidades físicas. O encontro de escolas está marcado para as 14h00, o circuito de cadetes para as 15h00 e a prova aberta para as 16h00.

Além das pedaladas, a jornada de confraternização inclui o convívio de todos os participantes, sessões de autógrafos dos corredores profissionais presentes e sorteio de recordações.

As inscrições estão abertas até ao dia 17 de outubro. No momento da inscrição, o participante deve optar entre o passeio e a prova aberta, podendo ainda escolher participar em ambos.

Mais eventos oficiais:

20 de outubro: Encontro de Escolas da Ilha Terceira, Açores
21 de outubro: Pedalar pela Igualdade, Guimarães
21 de outubro: Encontro de Escolas BTT de Talaíde, Sintra
21 de outubro: Maratona BTT Entre o Rio e o Mar, Longueira, Odemira
21 de outubro: Encontro de Escolas de BTT, Prazeres, Madeira
21 de outubro: 4.ª Prova da Taça da Madeira de DHI, Machico
21 de outubro: 3 Horas Bike Rental das Furnas, Açores
21 de outubro: Taça café do Fisher em BTT, Rocha do Chambre, Terceira, Açores

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome