A quarta prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), marcada para domingo, o XCO Internacional de Valongo, é uma etapa importante na luta pela qualificação do BTT nacional para os Jogos Olímpicos de Tóquio, uma vez que se trata de uma corrida de classe 1 UCI.

XCO Internacional de ValongoOs melhores especialistas portugueses em XCO estão presentes em Valongo, procurando os primeiros lugares e o máximo de pontos possível para o ranking de qualificação para Tóquio. O XCO Internacional de Valongo terá mais de 300 participantes, oriundos de cinco países: Portugal, Bélgica, Espanha, Estónia e França.

O programa da competição arranca manhã cedo, logo às 9h00 de domingo, com a corrida de cadetes. Às 10h15 competem os juniores masculinos e todas as categorias femininas exceto as cadetes. Os masters e os paraciclistas correm às 12h30. O programa fecha com a prova-rainha, de elite masculina, às 14h30.

XCO Internacional de ValongoSendo a procura de pontos UCI o elemento mais relevante para os corredores de elite, a batalha pela Taça de Portugal também está ao rubro. Neste particular, Mário Costa (AXPO/FirstBike Team Vila do Conde), no setor masculino, e Raquel Queirós (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão), entre as femininas, partem na dianteira.

O pelotão nacional de juniores também compete no próximo domingo, no Grande Prémio HM Motor, que vai realizar-se em Barcelos. Os corredores vão enfrentar um percurso de 100 quilómetros, iniciando a corrida às 10h00 e terminando cerca das 12h30.

Mais eventos oficiais:

15 de junho: Convívio de Cicloturismo da Vila de Loureiro, Oliveira de Azeméis
15 de junho: 3 Horas de Resistência BTT de Aguiar da Beira
15 de junho: Campeonato da Madeira de XCM, Ribeira Brava
16 de junho: VI Rota dos TrepaMontes, Friestas, Valença
16 de junho: Granfondo Senhora da Graça, Mondim de Basto
16 de junho: 7.º Passeio de BTT Solidário de Tondela
16 de junho: Encontro de Escolas de BTT de Nelas
16 de junho: IX Rota da Mamoa, Aveiro
16 de junho: 10.º Raid BTT Sobe e Desce, S. Martinho do Bispo, Coimbra
16 de junho: Prémio Vítor Rocha, Maiorga, Alcobaça
16 de junho: 9.º Passeio de Cicloturismo Reis Eusébio, Loulé

Deixar uma resposta