A época velocipédica de 2019 acelera a toda a velocidade, esperando-se um fim de semana repleto de ciclismo, com mais de mil ciclistas a competirem, em diferentes disciplinas, do Minho ao Algarve.

O pelotão das equipas profissionais e das equipas de clube volta à estrada, no domingo, na Póvoa de Varzim, para disputar a 23.ª edição da Clássica da Primavera. A prova terá 147,2 quilómetros, com partida em frente ao Clube Desportivo da Póvoa, às 10h55, e chegada, no mesmo local, prevista para as 14h30.

O percurso é semelhante ao das edições anteriores, destacando-se as sete passagens pelo Monte de São Félix. O trajeto seletivo tem permitido o sucesso de fugas de corredores possantes, no entanto, também há registo de edições em que tudo se decide ao sprint, ficando a expectativa para o que irá suceder no próximo domingo.

Na mesma data, mas ainda mais a norte, corre-se a primeira etapa da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), em Vila Franca, Viana do Castelo. Em ano de apuramento olímpico, a competição minhota é de categoria 1 no calendário UCI, apresentando-se como uma oportunidade de ouro de somar pontos rumo à qualificação para Tóquio’2020.

Além dos melhores corredores portugueses, as provas masculina e feminina de elite contarão com corredores de oito países: Bélgica, Espanha, Estónia, França, Grã-Bretanha, Noruega, Polónia e Roménia.

O programa da competição abre com as corridas de cadetes, às 9h00, seguindo-se a prova de juniores masculinos e restantes categorias femininas, às 10h15, a prova de masters e paraciclistas, às 12h15, e a corrida masculina de elite, às 14h30.

O Parque da Bela Vista, em Setúbal, acolhe, sábado e domingo, as duas rondas inaugurais da Taça de Portugal de BMX Race. Mais de cem ciclistas vão competir na jornada dupla, que se inicia às 16h30 de sábado. A prova de domingo está marcada para as 10h30.

A Taça de Portugal de Juniores, na vertente de estrada, também arranca no domingo, 10 de março. O pelotão jovem terá por diante uma prova de 105 quilómetros, com partida, às 11h00, e chegada, às 14h00, na Avenida Nuno Álvares, Castelo Branco. O itinerário ondulado deverá permitir que se estabeleçam algumas diferenças.

As escolas de BTT da região Sul têm o primeiro Encontro Inter-Regional da temporada no próximo domingo, em Campilhos, S. Bartolomeu de Messines. As provas começam às 10h30.

Mais eventos oficiais:

8 a 10 de março: Algarve Bike Challenge
10 de março: Maratona BTT Rota do Pastel de Chaves, Chaves
10 de março: Prova de Abertura de Cadetes, Cantanhede
10 de março: Rota do Moleiro, Úl, Oliveira de Azeméis
10 de março: Prova Aberta Taça Cidade Loulé
10 de março: 1.ª Prova Taça da Madeira de Estrada, Caniço, Santa Cruz

Deixar uma resposta