A terceira edição da Clássica da Arrábida, prova internacional de estrada, vai disputar-se no próximo domingo, entre Palmela e Sesimbra.

No BTT, o próximo fim de semana será de arranque da Taça de Portugal de Maratona e de continuidade da Taça de Portugal de Downhill.

Clássica da Arrábida

A Clássica da Arrábida será disputada por um pelotão de 161 corredores, em representação de 23 equipas. Na mais internacional edição de sempre, estarão presentes ciclistas de 18 países: Alemanha, Angola, Austrália, Bélgica, Bulgária, Espanha, Estados Unidos da América, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, Rússia, Suíça e Uruguai.

A prova começa, às 11h40, no Largo de S. João, Palmela, terminando, cerca das 16h00, no Castelo de Sesimbra, depois de percorridos 182,3 quilómetros. A fase final, em circuito, terá um total de 33 quilómetros, que incluem três subidas ao Alto da Serra, a última com meta no castelo. Além das subidas, curtas mas exigentes, a Clássica da Arrábida mantém-se fiel ao ingrediente que lhe tem dado carisma: dois setores de terra-batida e gravilha.

Equipas

Continental Profissional: Caja Rural-Seguros RGA e Euskadi Basque Country-Murias (Espanha), W52-FC Porto (Portugal)

Continental: Aviludo-Louletano, Efapel, LA Alumínios-LA Sport, Miranda-Mortágua, Rádio Popular-Boavista, Sporting-Tavira, UD Oliveirense-InOutBuild e Vito-Feirense-PNB (Portugal), BAI-Sicasal-Petro de Luanda (Angola), Lokosphinx (Rússia), Swiss Racing Academy (Suíça), Team Diffedange-GeBa (Luxemburgo), Team Wiggins LeCol (Reino Unido) e Uno-X Norwegian Development Team (Noruega).

Equipas de Clube: ACDC Trofa/Trofense, Crédito Agrícola/Jorbi/Almodôvar, Fortunna/Maia, Jorbi/Team José Maria Nicolau, JV Perfis/Gondomar Cultural e Sicasal/Constantinos (Portugal)

Taça de Portugal de Downhill (DHI)

A segunda prova da Taça de Portugal de DHI corre-se no próximo domingo, em Porto de Mós. Será uma competição pontuável para o ranking internacional. Estarão presentes nomes fortes da cena DHI mundial, entre os quais o número um do ranking UCI, o francês Amaury Pierron.

A pista de Porto de Mós, com 2100 metros de extensão, abre para treinos no sábado, mas será no domingo que a competição vai realizar-se. Às 11h00 inicia-se a manga de qualificação. A final está marcada para as 14h30.

Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM)

A Taça de Portugal de Maratona BTT começa no próximo domingo, em Melgaço. Aquele concelho do alto Minho vai receber mais de 300 betetistas de competição, aos quais se juntarão os participantes não federados.

A partida será dada às 9h30, havendo três percursos distintos. Os masculinos até master 45 vão cumprir a maratona longa, com 80 quilómetros de extensão e 2490 metros de desnível positivo. As femininas e os masters a partir de master 50 terão diante a maratona curta, 62,5 quilómetros com 1860 metros de acumulado. Ainda estará disponível um percurso de 40 quilómetros com 1160 metros de acumulado.

Mais eventos oficiais:

16 de março: Estrela 1056, Guarda
17 de março: Passeio de Cicloturismo e Roda Livre na Subida do Inferno, Armamar
17 de março: Corrida do Dia do Pai, Porto
17 de março: II Rota do Pônsul, Castelo Branco
17 de março: Encontro de Escolas de BTT de Marinhais, Salvaterra de Magos
17 de março: Granfondo da Arrábida, Sesimbra
17 de março: III Prémio de Ciclismo João Agostinho, Almodôvar
17 de março: Encontro de Escolas e 2.ª Prova Taça da Madeira de XCO, Terreiros, Santana, Madeira

Deixar uma resposta