A Clássica da Arrábida vai disputar-se no domingo, 2 de maio, e contará com cinco equipas estrangeiras no pelotão, quatro das quais de categoria ProTeam. Já Lousada vai receber uma prova internacional de Cross Country Olímpico (XCO), também pontuável para a Taça de Portugal.
No domingo, a Clássica da Arrábida – Cyclin’Portugal, destinada a corredores de elite e sub-23 masculinos, vai para a estrada com cinco equipas internacionais, nove equipas continentais portuguesas e duas equipas de clube, também nacionais.
A prova de classe 1.2, organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, vai contar com as espanholas Caja Rural-Seguros RGA e Equipo Kern Pharma, as americanas Rally Cycling e Hagens Berman Axeon, e a belga Bingoal Pauwels Sauces WB, sendo que todas elas vão também marcar presença na Volta ao Algarve, na semana seguinte.
Desta feita, as equipas Antarte–Feirense, Atum General–Tavira–Maria Nova Hotel, Efapel, Kelly–Simoldes–UDO, LA Alumínios–LA Sport, Louletano–Loulé Concelho, Rádio Popular-Boavista, Tavfer–Measindot–Mortágua e W52–FC Porto vão ter a sua primeira oportunidade, neste ano de 2021, de competir em solo nacional com equipas estrangeiras. A estas nove equipas portuguesas juntam-se ainda as equipas de clube Fortunna/Maia e Sicasal/Miticar/Torres Vedras.
A partida simbólica vai ser dada na Avenida Luísa Todi, iniciando um percurso de 181.2 quilómetros, com passagem por Sesimbra e seis contagens de montanha de terceira categoria. Já na zona de chegada, em Palmela, os ciclistas vão completar duas passagens pela meta antes do derradeiro ataque à vitória. A última dificuldade faz-se, em parte, na Estrada da Cobra, um caminho de terra batida que é uma das imagens de marca da Clássica da Arrábida.
No XCO, os atletas vão viajar à zona norte do distrito do Porto, para disputar a prova internacional de Lousada e somar pontos para a Taça de Portugal. É a segunda corrida do troféu de regularidade da disciplina olímpica de BTT e contará com cerca de 400 participantes.
No sábado, dia 1 de maio, o percurso estará disponível para treinos e no domingo, dia 2 de maio, a ação inicia-se com as categorias de masters masculinos e paraciclismo, às 9h00. Seguem-se os Juniores masculinos e todas as categorias femininas, exceto a de cadetes, às 10h45. Às 13h00 correm os cadetes masculinos e femininos e às 14h45 inicia-se a derradeira prova, de elite e sub-23 masculinos.
O pelotão júnior de estrada também compete no próximo fim de semana, disputando o Troféu Cidade de Fafe, no sábado, 1 de maio. A corrida terá 71,4 quilómetros, começando às 15h00, no Parque da Cidade, local onde também estará instalada a meta, que os mais rápidos deverão alcançar pouco antes das 17h00.
Mais eventos oficiais:
1 de maio: Taça da Madeira de Estrada – CD 1.º de Maio 2021, S. Gonçalo, Funchal