Agenda de Ciclismo – Região de Aveiro recebe Prova de Abertura do calendário nacional de elite e sub-23

55

A região de Aveiro recebe, pelo segundo ano consecutivo, a Prova de Abertura do calendário nacional de elite e sub-23.

A corrida inaugural, com partida em Oliveira do Bairro e chegada na Torreira, Murtosa, disputa-se no domingo, atravessando todos os concelhos da Comunidade Intermunicipal Região de Aveiro.

O Centro de Artes de Águeda acolhe, na noite de sábado, a Cerimónia de Abertura da Época, durante a qual será apresentado o novo equipamento da Seleção Nacional de ciclismo, que vai também participar na corrida de domingo.

A Prova de Abertura – Região de Aveiro é a primeira das três competições pontuáveis para o Troféu Liberty Seguros, prevendo-se que seja a mais compatível com as caraterísticas dos sprinters.

A partida será dada às 12h15, junto à Câmara Municipal de Oliveira do Bairro. A chegada, depois de percorridos 155,5 quilómetros, deverá acontecer cerca das 16h00, na Avenida Hintze Ribeiro, na Torreira.

As maiores dificuldades estão colocadas sensivelmente a meio da viagem. São as subidas de Talhadas, ao quilómetro 75,8, e de Sever do Vouga, quando estiverem percorridos 88,4 e faltarem 67 para o final. A longa distância entre esta contagem de montanha e a meta faz prenunciar um duelo de homens rápidos na aproximação totalmente plana à meta.

Seleção Nacional apresenta equipamento

Vão alinhar as nove equipas continentais portuguesas, assim como todas as equipas de clube. O pelotão será enriquecido com a presença da Equipa Portugal, que se fará representar por corredores das vertentes de estrada, pista e BTT, já que se trata da prova escolhida para a primeira utilização do novo equipamento da Seleção Nacional.

O campeão da Europa de Maratona BTT, Tiago Ferreira (DMT Racing Team), e o companheiro de equipa José Dias representam o BTT nesta incursão pela estrada. Os multimedalhados na pista Ivo Oliveira e Rui Oliveira (Hagens Berman Axeon) também integram a equipa nacional, que vai ainda contar com José Gonçalves e Tiago Machado (Team Katusha Alpecin), Joaquim Silva (Caja Rural-Seguros RGA) e João Almeida (Hagens Berman Axeon).

A Prova de Abertura – Região de Aveiro será a corrida de estreia do novo equipamento da Seleção Nacional, produzido pela Flynx, que será apresentado na véspera, no Centro de Artes de Águeda, durante a Cerimónia de Abertura da Época 2018.

Tendo a Região de Aveiro uma histórica ligação ao mundo velocipédico, sendo mesmo a sede do Centro de Alto Rendimento de Ciclismo, em Sangalhos, Anadia, a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Comunidade Intermunicipal Região de Aveiro, prosseguem em 2018 a parceria para que o arranque da temporada aconteça naquele território.

Assim, a Cerimónia de Abertura, com início às 21h00 de sábado, com entrada livre, no Centro de Artes de Águeda, será o momento para conhecer o novo equipamento da Equipa Portugal, mas também permitirá fazer o lançamento da nova época e premiar todos aqueles que se destacaram no passado.

Nesse sentido, a cerimónia conta com a entrega dos prémios relativos ao ranking nacional de 2017, elaborado pela Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais, com a entrega dos títulos de Sócio de Mérito aos ciclistas Maria Martins e Tiago Ferreira e com a distinção de Álvaro Silva, Fernando Oliveira e José António de Sousa como Sócios Honorários da Federação.

Mais eventos oficiais

4 de fevereiro, 9h00: Raid das Masseiras, Póvoa de Varzim
4 de fevereiro, 9h00: XVI Passeio de Cicloturismo Terras de Santa Maria, Tavira
4 de fevereiro, 9h30: 4.º Open de Ciclocrosse de Águeda

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome