Agenda de Ciclismo | Pelotão profissional regressa à estrada

87

A Clássica da Primavera, a disputar no próximo domingo, na Póvoa de Varzim, marca o regresso do pelotão profissional à estrada, após a Volta ao Algarve. Domingo é também o dia do arranque da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), com a primeira prova a realizar-se em Vila Franca, Viana do Castelo. No outro extremo do país, Portimão acolher, sábado e domingo, as duas primeiras etapas da Taça de Portugal de BMX Race.

A primeira prova de estrada de um muito preenchido mês de março é a Clássica Primavera, que chega à 22.ª edição. O percurso terá 145,2 quilómetros, cumprindo o trajeto tradicional, que inclui sete escaladas ao monte de S. Félix.

É um traçado que se presta a diferentes abordagens de corrida e a prova são os resultados dos últimos anos: ora existe chegada ao sprint ora há fugas que vingam. Espera-se, pois, uma corrida onde impera a incerteza, algo sempre aliciante para o público.

A prova contará com as nove equipas continentais e as cinco de clube portuguesas, além de coletivos vindos de Espanha. A partida será dada às 10h55, na Avenida Vasco da Gama, Póvoa de Varzim, estando a meta colocada no mesmo local, prevendo-se que a prova termine cerca das 14h00.

Um pouco mais a norte, em corre-se o XIV XCO de Vila Franca, em Viana do Castelo, no domingo. É a prova de abertura da Taça de Portugal de XCO, sendo também pontuável para o ranking mundial, enquanto prova de classe 2.

Estão inscritos mais de 300 corredores de diferentes nacionalidades. A primeira corrida junta cadetes, masters e paraciclistas e começa às 9h00. Duas horas mais tarde é dado o tiro de partida para os juniores masculinos e todas as femininas. Às 14h30 é a vez da prova de elite e sub-23 masculinos.

O Parque da Juventude de Portimão será palco, sábado e domingo, das duas primeiras corridas da Taça de Portugal de BMX Race. No sábado a pista abre para treinos às 14h00, iniciando-se a competição às 16h00. As corridas de domingo estão agendadas para as 10h30.

Mais eventos oficiais

2 a 4 de março: Algarve Bike Challenge, Tavira
3 de março: Encontro de Escolas de S. Miguel, Açores
4 de março: Passeio BTT Feira dos Enchidos, Monchique
4 de março: Passeio BTT Trilho dos Moinhos, Barcelos
4 de março: BTT da Alheira, Mirandela
4 de março: 17.º DHI Armil, Fafe
4 de março: Maratona BTT de Fátima
4 de março: 2.º GP de Ciclismo do Carregado, Alenquer
4 de março: Passeio BTT do Milharado, Mafra
4 de março: 1.º Prémio Augusto Carvalho, Carcavelos
4 de março: 6.º BTT D. Paio Peres Correia, Paio Pires, Seixal

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome