Absa Cape Epic 2018 | Os atletas de Cross-Country vingaram-se

138

O Prólogo de domingo foi marcado por uma vitória bem merecida da Centurion Vaude e o contingente maratonista, mas os especialistas em cross-country tinham outras ideias para a Etapa 1…

No papel, o percurso de 110 km / 1900 da Etapa 1 parecia ideal para os atletas de maratona, mas como descobrimos ontem, a Untamed African MTB Race está cheia de surpresas – e foi exatamente assim que o dia se desenrolou. A corrida começou num ritmo abrasivo que foi descrito como “perigoso” e “intenso” por Karl Platt, que lutou nas primeiras partes da etapa.

Fotografia por Nick Muzik/Cape Epic/SPORTZPICS

Os especialistas de cross-country, Manuel Fumic e Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) entraram no primeiro ponto de água a liderar, seguidos de perto por Alban Lakata e Kristian Hynek (Canyon Topeak) e Rohrbach e Geismayr (Centurion Vaude). Apesar dos esforços da equipa da jersey amarela, os atletas da Cannondale mantiveram o ritmo alto e consolidaram a sua liderança inicial ao atacar enquanto desciam o “Skid and bones” Land Rover Technical Terrain- uma jogada habilidosa que poucos conseguiram igualar. Jaroslav Kulhavy e Howard Grotts da Investec Songo Specialized seguiram em perseguição e conseguiram-se juntar a Avancini / Fumic na frente da corrida.

“Hoje foi um bom dia para nós. Trabalhámos bem com a dupla Investec Songo Specialized e nunca ultrapassámos o nosso limite, o que é bom “, disse Avancini.

Quando os últimos 20 km apareceram, o Expresso Checo assumiu a sua posição característica na frente da corrida, seguido por Fumic, Avancini e Grotts – o último dos quais pareceu estar em dificuldades nos últimos momentos. A etapa eventualmente acabaria por ser da Cannondale Factory Racing, que superou a Investec Songo Specialized num sprint que lhes valeu tanto a liderança geral como a jersey amarela zebra.

“É sempre bom ganhar uma Etapa”, disse Fumic. “E é ótimo estar de amarelo após a óptima prova de hoje”.

2018 Etapa 1 Masculinos

Resultados da Etapa

1.º Cannondale Factory Racing – Manuel Fumic / Henrique Avancini – 4:08.22,6

2.º Investec Songo Specialized – Jaroslav Kulhavy / Howard Grotts – 4:08.23,9

3.º Trek Selle San Marco – Fabian Rabensteiner / Michele Casagrande – 4:13,55,6

Resultados gerais

1.º Cannondale Factory Racing – Manuel Fumic / Henrique Avancini – 4:54.03,9

2.º Investec Songo Specialized – Jaroslav Kulhavy / Howard Grotts – 4:54,44,8

3.º Centurion Vaude – Nicola Rohrbach / Daniel Geismayr – 4:59.40,2

Fotografia por Ewald Sadie/Cape Epic/SPORTZPICS

Compostura ganha o dia para Langvad / Courtney

A múltipla campeã mundial Annika Langvad e sua jovem parceira americana, Kate Courtney, superaram um furo para conseguirem chegar a uma segunda vitória na categoria Feminina na Etapa 1 do Absa Cape Epic desta segunda-feira.

A dupla Investec Songo Specialized atacou no início da etapa de 110km que começou e terminou em Robertson. Apesar dum furo lento no pneu traseiro de Courtney, que em determinada altura pareceu ter colocado a sua segunda vitória em risco, elas conseguiram adicionar alguma liderança ao Prólogo de domingo.

A parelha terminou a etapa com um tempo de 4:45,22, enquanto a ex-parceira de Langvad, Ariane Lüthi e Githa Michiels ficaram em segundo lugar pelo segundo dia consecutivo. Depois de perderem mais 52 segundos nesta segunda-feira, a combinação Team Spur está agora a dois minutos e quatro segundos.

A jovem equipa da Silverback-KMC de Mariske Strauss e Annie Last gozaram de uns 30 km fortes no final da etapa e reivindicaram o terceiro lugar do dia e o terceiro lugar também da geral.

Langvad explicou o mini drama que quase fez descarrilar esta etapa:

“A Kate sentia que a roda traseira estava a esvaziar. Continuámos a andar mais um pouco, mas depois ela disse: “Não, temos que vedá-lo.” Quando o vedámos, a segunda equipa alcançou-nos e conseguiu algum avanço. Nós perseguimo-las e voltámos a alcançá-las, de seguida, numa subida, atacámos e conseguimos manter-nos até o fim “.

2018 Etapa 1 Femininas

Resultados da Etapa

1.º Investec Songo Specialized – Annika Langvad / Kate Courtney – 4:45,22,7

2.º Spur – Ariane Lüthi / Githa Michiels – 4:46.15,0

3.º Silverback – KMC – Mariske Strauss / Annie Last 4:51.06,4

Resultados gerais

  1. Investec Songo Specialized – Annika Langvad / Kate Courtney – 5:38.41,2

2.º Spur – Ariane Lüthi / Githa Michiels – 5:40,46,1

3.º Silverback – KMC – Mariske Strauss / Annie Last – 5:46.40,6

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome