PUB

Inspirado por bicicletas de estrada modernas e hiper carros, Dangerholm apresenta a sua última construção, a Hyper Spark, uma bicicleta de montanha totalmente integrada em branco pérola com atenção ao detalhe.

A Scott Hyper Spark de Dangerholm
© Andreas Timfält

Já vimos muitos projetos de Gustav Gullholm, também conhecido como “Dangerholm” nos últimos anos, cada um verdadeiramente único à sua maneira, dando sempre o máximo no que troca em atenção aos detalhes. Dito isto, há uma Spark que se destaca como nenhuma outra. Quem precisa de hiper carros se pode ter uma “Hyper Spark?”

PUB

Quando pensou que já tinha visto tudo, Dangerholm partiu tudo… de novo.

A Scott Hyper Spark de Dangerholm
© Andreas Timfält

Inspirado por bicicletas de estrada modernas e híper carros semelhantes, Dangerholm propôs-se a aplicar o mesmo visual elegante e limpo destes, à bicicleta de montanha de suspensão total da SCOTT, a Spark RC. Construída do zero com algumas das melhores peças e tecnologias da indústria, bem como roteamento de cabos totalmente integrado, envolto num acabamento “branco pérola” personalizado, esta bicicleta não foi feita para acumular pó em showrooms.

© Andreas Timfält

Com as suas especificações de topo, rodas de carbono Syncros de uma peça e quadro de carbono de ultima geração, vencedor do campeonato mundial, esta bicicleta foi feita para ser usada e destinada a ser uma das bicicletas mais rápidas do mercado.

© Andreas Timfält

A Hyper Spark vem com as tecnologias mais recentes, como transmissão wireless SRAM AXS e suspensão eletrónica automática FOX LiveValve. Muitas modificações, engenhosidade e atenção aos detalhes foram necessárias, para concluir esta construção ambiciosa. Um sistema de batente de direção foi moldado no quadro da SCOTT Spark RC SL para não danificar os cabos roteados internamente, bem como modificações no guiador e na suspensão para permitir o direcionamento personalizado dos cabos.

© Andreas Timfält

Tudo fortemente reforçado com a segurança em mente, e horas intermináveis ​​gastas na criação de um acabamento perfeito para o resultado final.

© Andreas Timfält

“A inspiração no híper carro não se resumia apenas à aparência, o desempenho era fundamental. Nenhuma pedra foi deixada por voltar, portanto, desde as rodas totalmente em carbono e rolamentos cerâmicos à mais recente tecnologia de suspensão – cada componente é escolhido para velocidade e desempenho superiores. Um sonho de construção, no mínimo.” – Gustav Gullholm Dangerholm

© Andreas Timfält

“Fui fortemente inspirado por bicicletas de estrada modernas, como a SCOTT Foil, com o seu cockpit super limpo e totalmente integrado. Quando nos habituamos a ver bicicletas sem cabos visíveis, fica claro o quanto isso muda a impressão da bicicleta e destaca o seu design. Há já muito tempo que queria trazer este look para as bicicletas de montanha e, finalmente, consegui fazê-lo acontecer.”

© Andreas Timfält

O maior desafio foi resolver o problema do roteamento dos cabos, sobre como realmente manter as coisas totalmente utilizáveis.

© Andreas Timfält

Ao longo do processo de construção de dois anos, as minhas ideias evoluíram bastante, e talvez tenha sido bom ter demorado tanto tempo. Claro que ainda há espaço para melhorias, mas tudo funciona e a bicicleta está pronta para sair para os trilhos. Mal posso esperar pela primavera.

© Andreas Timfält

“A inspiração no hiper carro não se resumia apenas à aparência, o desempenho era fundamental. Nenhuma pedra foi deixada por voltar, portanto, desde as rodas totalmente em carbono e rolamentos cerâmicos à mais recente tecnologia de suspensão – cada componente é escolhido para velocidade e desempenho superiores. Um sonho de construção, no mínimo.” – Gustav Gullholm Dangerholm

© Andreas Timfält

Gustav Gullholm, mais conhecido como Dangerholm, é um construtor de bicicletas personalizadas da Suécia. Nos últimos anos, ele levou as bicicletas ao extremo ao construir as bicicletas XC mais leves do mundo, bem como a bicicleta de Downhill roda 29” mais leve. No entanto, nem tudo é uma questão de peso, as bicicletas devem andar sempre bem e ter uma aparência adequada.

© Andreas Timfält

Com o seu mais recente projeto baseado numa SCOTT, a Hyper Spark, ele concentra-se nas duas últimas para tentar construir a bicicleta de montanha XC/XCM mais rápida e mais limpa que o mundo já viu.

PUB