O governo espanhol declarou a 30 de março o encerramento de todas as atividades não essenciais, durante este período, a Orbea adotou uma série de serviços mínimos de modo a atender o cliente da melhor forma possível e prosseguir com a atividade: o atendimento ao cliente e serviço pós-venda, assim como outros departamentos, estavam em funcionamento.
Após este intenso período, a 14 de abril, a Orbea vai retomar as operações nas suas fábricas, cumprindo as medidas máximas de saúde e higiene, estabelecidas pelas autoridades competentes.
Para a Orbea, impedir a propagação deste vírus é crucial, por isso foram algumas diretrizes internas baseadas nas instruções das autoridades sanitárias. Isto foi feito de maneira consensual, como cooperativa que é, concordando com o seguinte: Medidas especiais durante o transporte, onde vão ser ampliados os serviços para impedir a aglomeração de pessoas; promoção do transporte em bicicleta para ir e vir do trabalho; manter uma distância de dois metros entre as pessoas, ajustando o número de funcionários que trabalham na fábrica.
Também estão a realizar controlos, usando termómetros laser, realizando limpeza e higiene contínuas dos postos de trabalho e o uso de usar áreas comuns, impedindo aglomerações de pessoas.
Vão ser fornecidas máscaras faciais e equipamentos de proteção individual e foram instalados separadores para proteger os trabalhadores, entre outras medidas. Todos os funcionários que tiverem essa possibilidade continuaram em teletrabalho.
Desta forma, a Orbea pode retomar as operações nas suas instalações de forma segura para todo o pessoal.
A Orbea também gostaria de saudar todos aqueles que estão a trabalhar intensamente para acabar com este vírus, incluindo todos os profissionais de saúde, transporte e serviços de alimentação. Obrigado a todos aqueles que estão a ser responsáveis e ficam em casa.
Estamos cada vez mais perto de voltar para a estradas, para a montanha e para a cidade.