PUB

A nova Ibis Mojo HD5

PUB

A Ibis Mojo HD5 é a prova de que as capacidades de descida não precisam de limitar a capacidade de subida.

Quando a Ibis lançou a HD4 em 2017, ela prontamente conquistou a vitória geral de equipas no EWS, mantendo a capacidade de subida sem complicações de como que andar nas nuvens, da Ibis.

PUB

Os atletas pediram alterações no design do quadro: um ângulo de testa menor, maior largura para pneus, maior alcance e mais espaço para espigões telescópicos mais longos.

E com a nova Mojo HD5, em vez de apenas ouvir os pedidos da equipa do EWS, a Ibis dá um passo adiante. Observou as preferências de configuração dos atletas e também revisitou a sua compreensão do deslocamento vertical, aumentando a gravidade e melhorando a subida.

Descer melhor e subir melhor? Sim, por mais contraditório que pareça, é mais do que possível.

Primeiro, a Ibis pegou em algumas dicas do manual da Ripmo, principalmente com a geometria e o emparelhamento de curso da Ripmo.

A HD5 aumenta 2 graus no ângulo do tubo vertical – de 74 para 76, mas mantém o mesmo comprimento do tubo superior. Isso significa que ganha mais alcance (17 mm na Grande, 12 mm na Média), uma melhor posição de subida, mas sem uma frente desnecessariamente longa ou pesada.

O bónus é que, embora as coisas ainda tenham uma sensação de posicionamento familiar, ganha-se uma maior distância entre eixos geral para maior estabilidade.

Uma coisa que a Ibis aprendeu com a Ripmo, é que a colocação da suspensão mais para a frente, na verdade cria uma sensação uniforme de suspensão. A princípio, isso pareceu-lhes estranho, mas, olhando mais de perto, faz sentido. O curso da suspensão move-se no eixo do ângulo da testa do quadro.

Portanto, embora você possa usar todos os 170 mm da suspensão da HD5, na verdade, está a mover apenas 153 mm na vertical, o que corresponde exatamente ao curso traseiro da HD5. É isso que dá à HD5 uma sensação uniforme e confiante com uma suspensão de 170 mm e 153 mm de curso traseiro.

A HD5 também é a primeira plataforma da Ibis a receber a sua suspensão Traction Tune. A suspensão dianteira e traseira de ajuste personalizado apresenta uma compressão e descompressão extra-suaves de alta velocidade para proporcionar tração incomparável. Essa combinação permite que as rodas reajam rapidamente ao terreno, para que sua bicicleta possa absorver e acompanhar solavancos.

A Ibis avança com uma suspensão de off-set reduzido para proporcionar uma estabilidade em velocidade que se adapte à natureza orientada para gravidade da HD5. Para isso, aumentou ainda mais a capacidade do espigão telescópico – agora os tamanhos médios albergam espigões de 175 mm e os pequenos de 150 mm.

Em seguida, a Ibis deu uma vista de olhos na altura vertical entre o eixo pedaleiro e a caixa de direcção usada pelos atletas. Muitos usam uma quantidade enorme de espaçadores por baixo dos seus avanços.

Por isso, aumentou essa altura nos tamanhos dos quadros para combinar melhor as alturas do guiador com os comprimentos dos tubos da testa do quadro – coloque um avanço negativo ou um espaçador ou dois, é como deve ser desde o início.

Ao mesmo tempo, diminuiu o ângulo do tubo da testa do quadro, ao aumentar o curso da suspensão – a Ibis Mojo HD5 foi projectada em torno de uma suspensão de 170 mm. Isso diminui o tubo da testa do quadro para 64,2 graus, dos 64,9 da HD4 (que foi projetada em torno de uma suspensão de 160).

A Ibis também foi copiar à Ripmo os casquilhos IGUS hermeticamente selados no elo inferior e pernos em vez dos rolamentos de cartucho da HD4. Em áreas de alta carga e rotação mínima, os casquilhos são substancialmente mais duradouros ​​e, como a Ripmo continua sem problemas e suave, a HD5 também compartilha da sua garantia vitalícia para os casquilhos de suspensão.

Atendendo às necessidades de um descendente moderno, também adicionou proteções de pivô superior e inferior, montagem de discos de 180 mm no triângulo traseiro e roteamento de cabos completamente interno e à prova de falhas para todos os cabos, incluindo do espigão telescópico – um tubo nos tubos para simplicidade de inserção ou remoção. Apesar de melhorias dramáticas e rigidez aumentada, o peso do quadro permanece inalterado.

Para aqueles que apreciam descidas desafiadoras e prolongadas, mas que conquistam o seu caminho até elas, a Ibis Mojo HD5 eficientemente permite pedalar até ao topo de forma amigável. E, fiel às suas origens e intenções, ela devora o caminho por onde desce.

Gama da Ibis Mojo HD5:

Mais informações em www.ibiscycles.com.

PUB

Exit mobile version