Seguindo o lançamento no verão da eONE-SIXTY e da eONE-FORTY de carbono, a MERIDA apresenta a versão em alumínio das duas bicicletas, a edição limitada da eONE-SIXTY e da eONE-FORTY.

Com a adição dessas duas bicicletas, a linha de e-bike de desempenho com suspensão total de 2020 está concluída, oferecendo aos seus clientes uma ampla escolha em relação ao material do quadro e ao orçamento.

Depois de três anos no topo do mercado de bicicletas elétricas com suspensão total, foi no final de maio de 2019 que a bicicleta mais premiada da história da MERIDA, a eONE-SIXTY ‘original’ encontrou a sua sucessora no corpo da nova eONE-SIXTY de carbono.

Mas na MERIDA, estão muito conscientes de que um triângulo frontal em carbono pode não ser a escolha preferida de todos e que é necessário ampliar a faixa de preço das duas bicicletas elétricas de suspensão total. Esses dois fatores são suficientes para voltar o bastidor e desenvolver as versões totalmente em alumínio das bicicletas – bem-vindos à eONE-SIXTY e eONE-FORTY LIMITED EDITION.

Embora agora possuam um triângulo frontal em alumínio, a maioria dos recursos interessantes das eONE-SIXTY e eONE-FORTY de carbono, mantêm-se.

A bateria está totalmente integrada no quadro e pode ser acedida facilmente ao remover a tampa de bateria ENERGY GUARD.

A bateria pode ser removida com recurso a apenas uma chave Allen de 4 mm, tornando a recarga da bateria longe da bicicleta ou substitui-la, uma ação super rápida e direta.

Os eixos passantes EXPERT TR possuem uma alavanca amovível que, em primeira instância, facilita o aperto e desaperto dos eixos, mas também funciona como uma chave Allen de 4 mm, perfeita para libertar a bateria ou o apertar peças essenciais, como os parafusos do avanço ou a braçadeira do selim.

A eONE-SIXTY e a eONE-FORTY LIMITED EDITION são equipadas com os mini para-lamas dianteiros e traseiros da MERIDA, que não apenas mantêm a lama e salpicos longe dos olhos do atleta, mas também protegem o espigão telescópico e garantem maior durabilidade.

Para manter as coisas silenciosas e organizadas, a eONE-SIXTY e a eONE-FORTY LIMITED EDITION possuem roteamento interno de cabos, com o novo recurso adicional de um grampo interno dentro do tubo inferior. Este grampo também fornece uma posição de fixação para uma grade de bidon. O novo quadro de alumínio tem espaço para que um bidon de 0,75l possa ser colocado em todos os tamanhos (exceto o S na eONE-FORTY e o XS e S na eONE-SIXTY).

São fornecidos cinco tamanhos para permitir que todos os ciclistas encontrem o ajuste perfeito. O padrão Boost para maior rigidez está disponível em ambas as bicicletas, o que também ajudou a criar uma folga suficiente para os pneus, caso os ciclistas queiram ‘reforçar’ as suas borrachas.

Para manter as coisas arrumadas na área do cockpit, a MERIDA equipou as bicicletas LIMITED EDITION com o seu cockpit EXPERT eTR, que oferece roteamento interno de cabos para os cabos do sistema eletrónico através do guiador e do avanço.

Da mesma forma que nas versões de carbono, as biccletas totalmente em alumínio também apresentarão o emparelhamento das rodas 29 na dianteira e 650B na traseira, proporcionando às bicicletas um melhor comportamento ao transpor os obstáculos com a frente e tração e agilidade máximas na traseira.

E olhando para a unidade elétrica montada, as duas bicicletas são assistidas pelo motor Shimano E8000, extremamente potente e ultra fiável, combinado com a nova bateria interna E8035.

Um dos mais fortes atributos da eONE-SIXTY ‘original’ e muitas vezes elogiado pelos atletas e pela imprensa de ciclismo, tem sido a sua geometria. A essência da sua condução lúdica, porém estável, era certamente algo que a MERIDA queria manter na nova versão da bicicleta, ao mesmo tempo em que adicionava mais melhorias para a levar ao próximo nível.

As bicicletas da LIMITED EDITION seguem os passos das suas irmãs de carbono, oferecendo essa geometria moderna, porém equilibrada, com uma diferença distinta entre ambas, que vai muito além do curso.

A eONE-SIXTY e a eONE-FORTY LIMITED EDITION partilham o mesmo quadro, mas diferem bastante em termos de caráter de condução. A diferença entre as duas bicicletas é que o amortecedor da eONE-FORTY é mais curto.

Isso reduz o curso traseiro para 133 mm ao contrário dos 150 mm, que a eONE-SIXTY oferece. Além disso, a suspensão com um curso mais curto, curto de 140 mm, aumenta o alcance da eONE-FORTY em comparação com a eONE-SIXTY, que é equipada com uma suspensão de 160 mm.

Essa é a razão pela qual a eONE-FORTY tem um tamanho diferente em comparação à eONE-SIXTY. Um quadro com um tubo vertical de 44 cm de comprimento, por exemplo, é do tamanho L na eONE-FORTY, mas na eONE-SIXTY é do tamanho M. A MERIDA acredita que uma bicicleta com menos curso deve ser mais ágil e divertida do que uma com mais curso, e o alcance tem uma influência significativa nisso.

Comparado com a eONE-SIXTY, o ângulo do tubo vertical da eONE-FORTY é quase um grau mais acentuado e a frente é mais baixa devido à suspensão de curso mais curto e ao tubo da testa encurtado. Isto coloca mais peso na frente da bicicleta e oferece à eONE-FORTY um melhor desempenho de subida, pois a roda dianteira levanta mais tarde do que na eONE-SIXTY. Além disso, devido à suspensão mais curta, o ângulo da testa é quase um grau mais acentuado, fazendo com que a bicicleta pareça menos oscilante em velocidades mais baixas. Novamente, um atributo positivo para subidas.

Outra grande diferença em relação à eONE-SIXTY é que a altura total é menor. O motivo disso é o menor curso, o tubo da testa mais baixo e a altura da caixa do pedaleiro também mais baixa. Especialmente para iniciantes, uma altura total mais baixa proporciona muita confiança. Em particular, para os atletas mais baixos, a eONE-FORTY é uma combinação perfeita, porque não existem muitas marcas que possam oferecer algo tão baixo.

E, finalmente, como em todas as e-bikes da MERIDA, a eONE-SIXTY e a eONE-FORTY LIMITED EDITION, e todos os seus componentes foram testados e certificados com um peso de sistema aumentado de 140 kg, a marca assegura que a bicicleta foi levada bem além dos requisitos legais.

Podes saber mais detalhes em www.merida-bikes.pt.

Deixar uma resposta