Um ciclista de estrada quase teve um acidente na sua bicicleta ao descer uma pequena colina e relatou o incidente à loja de bicicletas distribuidora da Mavic.
Graças a este feedback do cliente para com o vendedor na parte norte da França, a Mavic descobriu uma fonte importante de produtos contrafeitos da Mavic vindos da Ásia, e ativou mais investigação e uma ação judicial.
A Mavic também decidiu comprar um par dessas rodas falsas para investigar e aprender mais sobre elas.
Diferenças visuais claras versus rodas Mavic genuínas:
- Má qualidade de design
- Adesivos de qualidade básica
- Nenhum logotipo Mavic nos cubos
- Logotipo corporativo errado
Especificações (tipo, material, quantidade…) não estão de acordo com um produto Mavic genuíno (modelo atual ou mais antigo).
- Raios J-bent, contagem de raios
- Altura e largura do aro, cubo básico
Avaliação de segurança em teste de laboratório:
Teste 1
Teste ISO básico de eficiência de travagem (norma ISO 4210), não pretendendo ser destrutivo, para preparar a superfície.
Aplicar 10 ações de travagem para preparar a superfície antes de prosseguir e/ou preparar para o teste de humidade a uma velocidade de 35 km/h com um peso de atleta+bicicleta de 130 kg aplicando uma força de 20daN nos travões.
Resultado do teste na roda contrafeita:
Aro destruído (note-se que o teste na realidade nem chegou a começar!)
Teste 2
Aplicação de até 50 ciclos para avaliar o efeito de um teste real de potência de travagem.
Resultado do teste na roda contrafeita
Aro completamente destruído: deformado, delaminado, desgastado, desfeito.
Teste 3
Ensaio que consiste em colocar carga nas paredes laterais da roda (45km/h-30 kg) denominado “resistência lateral”. A roda deve resistir a várias centenas de quilómetros com base em limites definidos pela longa experiência da Mavic. 200 km (raios) e 300 km (flanges de cubo).
Resultado na roda contrafeita testada
- Raios danificados (partidos) após apenas 50% da distância alvo.
- Cubo danificado (partido) em 90% da distância do limite de validação.
Essas rodas contrafeitas são perigosas e podem causar ferimentos graves ou até morte. Elas estão a falhar nos testes de validação básicos que garantiriam alguma segurança e fiabilidade para o proprietário.
Cada vez que a Mavic encontra produtos contrafeitos, uma ação judicial é iniciada. A Mavic mantém-se ligada ao mercado para encontrar os infratores, os seus parceiros, vendedores e clientes também os estão a informar sobre aquilo que encontram.
Cada vez que a Mavic vence um caso que interrompe a produção e a venda de produtos contrafeitos perigosos, todos ganhamos viagens mais seguras.
Portanto, não hesite em informar a Mavic sobre rodas ou outros produtos fraudulentos, entrando em contato com o seu revendedor, distribuidor local ou mesma diretamente a marca, para a segurança de cada ciclista.
Conselho
Ao comprar um produto, pergunte-se: “o preço reflete a qualidade e o acabamento desse produto?”
Um conjunto de rodas de carbono barato, deveria dar um alerta ao seu cérebro dizendo: “tenha cuidado e verifique, para sua própria segurança”.
Como verificar a autenticidade
Peça para obter o número de série e peça ao seu revendedor de bicicletas para entrar em contato e verificar com a Mavic ou faça-o você mesmo em www.tech-mavic.com ou www.mavic.com/care tentando registar-se para uma análise de caso de garantia.
Se o sistema recusar o pedido, esse produto provavelmente é contrafeito, portanto, avise a Mavic o mais rápido possível.