PUB

Um ciclista de estrada quase teve um acidente na sua bicicleta ao descer uma pequena colina e relatou o incidente à loja de bicicletas distribuidora da Mavic.

A Mavic Tem Detetado Produtos Contrafeitos Que Põem Em Causa A Segurança Do CiclistaGraças a este feedback do cliente para com o vendedor na parte norte da França, a Mavic descobriu uma fonte importante de produtos contrafeitos da Mavic vindos da Ásia, e ativou mais investigação e uma ação judicial.

PUB

A Mavic também decidiu comprar um par dessas rodas falsas para investigar e aprender mais sobre elas.

Diferenças visuais claras versus rodas Mavic genuínas:

  • Má qualidade de design
  • Adesivos de qualidade básica
  • Nenhum logotipo Mavic nos cubos
  • Logotipo corporativo errado

Especificações (tipo, material, quantidade…) não estão de acordo com um produto Mavic genuíno (modelo atual ou mais antigo).

  • Raios J-bent, contagem de raios
  • Altura e largura do aro, cubo básico

A Mavic Tem Detetado Produtos Contrafeitos Que Põem Em Causa A Segurança Do CiclistaAvaliação de segurança em teste de laboratório:

Teste 1

A Mavic Tem Detetado Produtos Contrafeitos Que Põem Em Causa A Segurança Do CiclistaTeste ISO básico de eficiência de travagem (norma ISO 4210), não pretendendo ser destrutivo, para preparar a superfície.

A Mavic Tem Detetado Produtos Contrafeitos Que Põem Em Causa A Segurança Do CiclistaAplicar 10 ações de travagem para preparar a superfície antes de prosseguir e/ou preparar para o teste de humidade a uma velocidade de 35 km/h com um peso de atleta+bicicleta de 130 kg aplicando uma força de 20daN nos travões.

Resultado do teste na roda contrafeita:

Aro destruído (note-se que o teste na realidade nem chegou a começar!)

Teste 2

A Mavic Tem Detetado Produtos Contrafeitos Que Põem Em Causa A Segurança Do CiclistaAplicação de até 50 ciclos para avaliar o efeito de um teste real de potência de travagem.

Resultado do teste na roda contrafeita

A Mavic Tem Detetado Produtos Contrafeitos Que Põem Em Causa A Segurança Do CiclistaAro completamente destruído: deformado, delaminado, desgastado, desfeito.

Teste 3

A Mavic Tem Detetado Produtos Contrafeitos Que Põem Em Causa A Segurança Do CiclistaEnsaio que consiste em colocar carga nas paredes laterais da roda (45km/h-30 kg) denominado “resistência lateral”. A roda deve resistir a várias centenas de quilómetros com base em limites definidos pela longa experiência da Mavic. 200 km (raios) e 300 km (flanges de cubo).

Resultado na roda contrafeita testada

  • Raios danificados (partidos) após apenas 50% da distância alvo.
  • Cubo danificado (partido) em 90% da distância do limite de validação.

A Mavic Tem Detetado Produtos Contrafeitos Que Põem Em Causa A Segurança Do CiclistaEssas rodas contrafeitas são perigosas e podem causar ferimentos graves ou até morte. Elas estão a falhar nos testes de validação básicos que garantiriam alguma segurança e fiabilidade para o proprietário.

Cada vez que a Mavic encontra produtos contrafeitos, uma ação judicial é iniciada. A Mavic mantém-se ligada ao mercado para encontrar os infratores, os seus parceiros, vendedores e clientes também os estão a informar sobre aquilo que encontram.

A Mavic Tem Detetado Produtos Contrafeitos Que Põem Em Causa A Segurança Do CiclistaCada vez que a Mavic vence um caso que interrompe a produção e a venda de produtos contrafeitos perigosos, todos ganhamos viagens mais seguras.

Portanto, não hesite em informar a Mavic sobre rodas ou outros produtos fraudulentos, entrando em contato com o seu revendedor, distribuidor local ou mesma diretamente a marca, para a segurança de cada ciclista.

Conselho

Ao comprar um produto, pergunte-se: “o preço reflete a qualidade e o acabamento desse produto?”

Um conjunto de rodas de carbono barato, deveria dar um alerta ao seu cérebro dizendo: “tenha cuidado e verifique, para sua própria segurança”.

A Mavic Tem Detetado Produtos Contrafeitos Que Põem Em Causa A Segurança Do CiclistaComo verificar a autenticidade

Peça para obter o número de série e peça ao seu revendedor de bicicletas para entrar em contato e verificar com a Mavic ou faça-o você mesmo em www.tech-mavic.com ou www.mavic.com/care tentando registar-se para uma análise de caso de garantia.

Se o sistema recusar o pedido, esse produto provavelmente é contrafeito, portanto, avise a Mavic o mais rápido possível.

Deixar uma resposta