A Importância de uma Suplementação Adequada na Prática de BTT/Ciclismo

1934

gosuper-suplementos-02Todos os dias milhões de pessoas iniciam uma nova modalidade desportiva. Mas para que a prática desportiva seja totalmente segura para a saúde, homens e mulheres, de diferentes faixas etárias, iniciantes e praticantes de longa data, devem manter-se informados sobre alguns aspetos fundamentais a ter com o corpo dado o desgaste físico que enfrentam diariamente.

No Ciclismo/BTT, tal como nos restantes desportos amadores e de competição, existem várias dicas de nutrição importantes que não devem ser descuradas antes, durante e depois de um atleta se fazer aos trilhos.

Os hidratos de carbono são responsáveis por fornecer energia ao organismo e um dos macronutrientes que influencia o desempenho positivo do atleta durante os treinos e competições. Assim que se decompõem no organismo instalam-se nos músculos (para proporcionar energia), no fígado (para manter o equilíbrio da glicemia) e no sangue (para dar energia ao cérebro).

gosuper-suplementos-01Os desportos de resistência exigem alimentos principalmente ricos em hidratos de carbono, daí a importância de conciliar a quantidade e qualidade dos alimentos com a carga horária dos treinos e a hora do dia em que realizas os treinos e competições, de forma a manter os níveis de glicogénio muscular e hepático normalizados, pois estes elementos são necessários à atividade física.

Se entrares no mundo das longas distâncias, seja no atletismo, ciclismo, triatlo, futebol ou similar, certamente irás perceber melhor a importância da questão da suplementação. Se não repões a energia e os níveis de hidratação, vais chegar a um ponto crítico em que o teu desempenho vai começar a cair drasticamente. Existem soluções práticas, que podes encontrar na GoSuper, para retardar a fadiga muscular. Há muito por onde escolher entre géis, barras energéticas, bebidas isotónicas e pré-treinos, proteínas, fitoterápicos e vitaminas que vão reforçar a saúde das tuas articulações, dos teus músculos e do organismo em geral, entre outros.

Um suplemento não é a base da alimentação. A função dos suplementos é complementar, adicionar algo mais, sem ter a pretensão de substituir as refeições mais importantes do dia.

Se quisermos listar os benefícios associados ao uso de suplementos podemos começar pela sua praticidade. Nada mais fácil do que, antes do treino, tomar em 1 minuto um batido de proteína para assegurar todas as necessidades nutricionais e obter mais energia para um bom desempenho. Quem pratica desporto regularmente sabe o enorme desgaste que o corpo sofre e que, por vezes, é necessário amenizar a sensação de cansaço, acelerando o processo de recuperação, mas que não é possível apenas com a alimentação recorrente e com uma boa dose diária de sono. Tudo conta. Não é regra substituir as refeições principais por suplementos, nem sequer é o recomendado. É necessário haver um equilíbrio entre a alimentação, o exercício, a suplementação e o descanso e é isso mesmo que a GoSuper defende.

gosuper-suplementos-03Antes de avançares com as tuas escolhas, é importante fazer uma auto-análise e até pedir aconselhamento especializado para perceberes quais são as tuas reais necessidades.

O problema muitas vezes está no facto de ser tanta a oferta que na hora de escolher não sabes para que lado te deves virar. Informa-te, seja para conseguires recuperar com mais facilidade depois dos treinos, aumentar a energia, a força ou a resistência. Para além do teu objetivo ser um ponto essencial na hora de delinear um plano de suplementação, deves ter em conta a confiança e credibilidade da loja onde vais adquirir os produtos. Convém que estejas seguro de que estás a comprar um produto 100% original. Escolher a marca do suplemento também deve ser outro factor a ter em conta. Dá preferência àquelas que utilizam matéria-prima e tecnologia de excelente qualidade, bem como aquelas que apresentam os melhores valores nutricionais – aqui falamos de vitaminas e minerais, aminoácidos essenciais, do teor de hidratos de carbono e proteína, entre outros nutrientes que consideres importantes ao bom funcionamento do teu organismo. Uma coisa é certa, a escolha tem de ser analisada, ponderada e assertiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome