Para desfrutar da Idade de Ouro do MTB, precisas de uma bicicleta que prospere em terrenos variados e liberte o teu potencial de progressão.

Specialized StumpjumperDesde há 40 anos quando a Specialized apresentou a primeira Stumpjumper, andou com todos os tipos de ciclistas de Trail de todo o mundo em todos os terrenos imagináveis. E aprenderam que “andar nos trilhos” pode significar muitas coisas diferentes para muitas pessoas diferentes.

Para libertar todo o potencial do espectro do trail, a Specialized criou duas irmãs Stumpjumper: a Stumpjumper e a Stumpjumper EVO.

Specialized Stumpjumper 2021Alguns de nós descobrem que o seu fluxo genético envolve linhas intermináveis num trilho único numa névoa de endorfinas.

Este é o habitat natural da  Specialized Stumpjumper, para aqueles que gostam de terrenos mais exigentes e complexos, a Specialized criou a Stumpjumper EVO.

A Stumpjumper EVO é o teu lugar no centro do furação, oferecendo controlo, capacidade e ajuste sem precedentes, juntamente com capacidade de escalada inesperada. Isso é bom, porque quando as coisas começarem a ficar difíceis no trilho, tu estarás Zen no meio do caos.

As bicicletas de trail com pouco curso há muito que conquistaram o mercado de escaladas leves e rápidas, mas também ficam um pouco aquém quando se trata de desempenho da suspensão e capacidade em terrenos difíceis. A nova Specialized Stumpjumper destrói esse argumento, a Specialized nunca fez uma bicicleta all-round de trail tão leve, eficiente, e capaz. A nova Stumpy oferece qualidade telepática para a tua condução, é estável e leve ao mesmo tempo. Estável, mas ágil.

Para tornar a Stumpy na bicicleta para a busca do trilho perfeito, a Specialized combinou o ADN leve e eficiente da Epic Evo com o desempenho e capacidade de referência da Stumpjumper EVO. O resultado é um equilíbrio que acelera como se tivesse um motor a subir, e desce com convicção e rasga os trilhos em todas as condições imagináveis.

O quadro é a coluna vertebral da bicicleta. É a origem do controlo e da eficiência, e a peça central da redução do peso.

Pronto para montar, com todas as ferragens, um chassis Stumpjumper S-4 tem 2,420 gramas, menos de 100 gramas que o quadro anterior.

Para chegar a este peso, enquanto a Specialized melhorava as características de desempenho, eficiência de pedalada e resistência, era necessário que a equipa de desenvolvimento fizesse todos os esforços possíveis. O processo começou com a forma do quadro, prosseguiu para a escolha do compósito e terminou com centenas de iterações para otimizar a disposição do carbono.

A forma de um quadro determina a grande maioria do peso, rigidez e durabilidade. Depois
de analisar inúmeros cálculos de FEA, os nosso engenheiros otimizaram as dimensões e os
tubos do quadro da Stumpy e suas interseções, eliminando material “preguiçoso” que, de
outra forma, ficariam em zonas não otimizadas. Isso garante que cada fibra ofereça o máximo de resistência e rigidez possíveis.

Há uma infinidade de material compósito à disposição ao desenvolver um quadro, cada um com variados atributos de resistência e rigidez. Ao selecionar o material ideal para zonas específicas no quadro, podemos atingir as metas de desempenho focadas no ciclista com a menor quantidade de material.

Durante o processo de desenvolvimento, ficou claro que era preciso usar o carbono mais forte e mais caro que já usámos num quadro de mountain bike.

Uma fez a forma do quadro finalizada e a seleção do material feita, o aperfeiçoamento da ordem da disposição do carbono veio dos protótipos dos testes de laboratório e nos trilhos.

Este processo forneceu feedback qualitativo e quantitativo que nos permitiu saber como fazer melhorias na disposição do carbono. Os engenheiros estudaram a ordem da disposição do carbono, construíram outro protótipo e testaram outra vez. E outra vez. O ciclo de iterações continuou por 204 dias para a Stumpjumper, culminando no objetivo de ser a bicicleta de trail mais leve, com melhor desempenho, com curso 130/140mm mais eficiente que a Specialized já criou.

Specialized Stumpjumper Evo SWATAzares acontecem nos trilhos. Furos, desmontagens não planeadas, tempestades. Felizmente, o compartimento SWAT da Stumpjumper carregará fielmente todo o material
que precisas para sair da maioria dos apuros nos trilhos. E mesmo com a cavidade volumosa no tubo inferior, os engenheiros descobriram como distribuir todas as forças ao redor da abertura. A Stumpy ainda oferece a rigidez necessária para desempenho telepático nos trilhos, ao mesmo tempo que fornece resistência com baixo peso sem precedentes.

O processo Rider-First Engineered oferece o equilíbrio ideal de rigidez ajustada, peso, e qualidade de condução em todos os seis tamanhos. Isso garante que cada ciclista tenha as mesmas características de condução nos trilhos, independentemente do seu tamanho.

A Specialized conseguiu isso por meio da aquisição extensiva de dados das forças através de cada parte do quadro e em cada tamanho de quadro e esse número de cálculos foi validado com incontáveis horas de testes nos trilhos.

As escoras superiores e inferiores sem pivot da Stumpjumper aproveitam tudo o que aprendemos sobre a construção de bicicletas leves, de suspensão total. Olhando com mais atenção para a zona do dropout traseiro vemos que que não há pivot mecânico.

Aplicando a experiência em compósitos, foram capazes de retirar 55 gramas de hardware, aumentar a rigidez lateral do chassis, reduzir a manutenção e combinar com precisão a cinemática da suspensão e a rigidez do quadro.

Resumindo, é a solução de suspensão mais leve, mais eficiente e com controlo melhorado para uma bicicleta com curso médio de trail já feita pela Specialized. A elegância desta solução é totalmente realizada e apreciada nos trilhos.

Só irás notar o quanto bate a corrente quando deixares de a ouvir. O protetor de escora torna a transmissão virtualmente silenciosa, ao interromper as ondas de uma corrente sem filtro. O resultado é o silêncio transcendente de uma mão a bater palmas.

A equipa de engenheiros obcecada com os trilhos, fica acordada de noite a pensar em como fazer com que a suspensão funcione melhor. Para a Stumpjumper eles afinaram cada um dos aspetos que contribui para as características da suspensão – cinemática, curvas de alavancagem, taras de mola e amortecedor – para funcionar em harmonia de modo a oferecer uma condução altamente controlada, responsiva e precisa, que gere as forças de embate como uma bicicleta com muito mais curso.

A ‘Specialized Stumpjumper tem uma taxa de alavancagem muito progressiva com uma inclinação muito acentuada. Isso ajuda a alcançar uma condução viva e ágil com utilização generosa do curso e uma boa plataforma para pedalar a meio do curso, bem como grande resistência a esgotar o curso. Estas são exatamente as características que desejas para uma bicicleta de trail de médio curso desenhada para todos os trilhos.

A combinação da taxa de alavancagem progressiva e a taxa da mola levemente progressiva, resulta exatamente na condução sonhada para o ciclista de trail de curso médio.

O que sentes no trilho é uma condução animada. Ágil nos primeiros dois terços do curso, então – graças ao aumento da taxa da mola – excelente gestão das forças dos impactos e
resistência ao esgotar do curso em impactos maiores.

Para garantir suficiente recuperação em batidas rápidas e fortes, o amortecimento de recuperação progressiva capta grandes impactos. Mas, como o amortecimento de recuperção é mais leve no meio do curso, recupera rápido, e fica pronto para o próximo impacto.

A geometria da nova Stumpjumper contribui para um nível de controlo e eficiência nunca antes encontrado numa bicicleta de trail de médio curso. Como? O generoso cockpit dá-te o espaço que precisas – centrando-te na bicicleta e melhorando a tração e o controlo nas curvas. O eixo pedaleiro baixo, ângulo do tubo da direção relaxado e offset reduzido da forqueta mantêm as coisas estáveis em condições difíceis.

Um tubo do selim inclinado otimiza a potência e cocloca o teu peso à frente durante a escalada. As escoras curtas mantêm as coisas flexíveis e ágeis.

O S-Sizing da Stumpjumper é baseado no que importa: o tamanho e estilo do ciclista, em
vez da altura entre pernas. Seis tamanhos, todos com comprimentos do tudo da direção
e do standover semelhantes, permitem escolhas o tamanho que melhor se adapta ao teu
estilo individual.

Tamanhos S-Sizing mais pequenos são mais ágeis, graças aos seu reach mais pequeno e medição front center, enquanto os tamanhos S-Sizing maiores oferecem mais estabilidade e uma condução mais espaçosa.

Criar a Derradeira Bicicleta de Trail com materiais caros e utilizar processos normalmente reservados para a exploração espacial foi muito difícil. Trazer esse desempenho para o maior número possível de ciclistas foi ainda mais difícil.

Mas isso foi feito com as novas Stumpjumper de alumínio, oferecendo a mesma geometria, suspensão RX-Tuned, qualidade de condução, S-Sizing que as suas irmãs de carbono, mas
com preços muito mais acessíveis.

Mais info em www.specialized.com.