A paragem competitiva, motivada pela pandemia de Covid-19, não significa paragem total da comunidade velocipédica nacional, entre 16 e 30 de abril, a Federação Portuguesa de Ciclismo promove um ciclo de formação online, dirigido aos treinadores de ciclismo.
As ações de formação acontecem sempre entre as 18h00 e as 20h00, arrancando já nesta quinta-feira, 16 de abril, com uma sessão aberta sobre a relação entre o ciclismo e a Covid-19. O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, e o diretor clínico da Equipa Portugal, Filipe Lima Quintas, darão o enquadramento da situação e responderão às dúvidas da audiência.
Seguir-se-ão quatro sessões que garantem aos formandos 0,2 unidades de crédito cada uma para efeitos da formação contínua de treinadores. No dia 21 de abril a formação, ministrada por José Luis Algarra, será sobre “Atividades para Jovens Ciclistas em Tempo de Pandemia”.
Segue-se, no dia 23, uma sessão sobre “Distúrbio de Ansiedade/Depressão e Gestão de Objetivos”, a cargo do psicólogo da Equipa Portugal, Rolando Andrade. A formação sobre “Alimentação e Suplementação Desportiva em Pandemia Covid-19” será dada pelo nutricionista das Seleções Nacionais, Samuel Amorim, no dia 28 de abril.
Filipe Lima Quintas encerra este ciclo formativo, no dia 30 de abril, com uma sessão sobre “Retorno à Competição – Diagnóstico e Prevenção de Lesões no Ciclismo”.